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Estudo diz que Montijo é a única opção “viável” para extensão de aeroporto

O estudo da Eurocontrol será apresentado esta terça-feira, 20 de Dezembro, ao grupo de trabalho que inclui o Governo, Força Aérea, ANA e NAV, avança o Diário de Notícias.

Cátia Barbosa/Negócios
Negócios 20 de Dezembro de 2016 às 10:58
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Um estudo realizado pela Eurocontrol – a organização europeia para a segurança da navegação aérea – conclui que a base aérea do Montijo é a única "opção tecnicamente viável" para a extensão do aeroporto de Lisboa, avança o Diário de Notícias.

Segundo a mesma publicação, o estudo da Eurocontrol diz que, enquanto não for construída uma infra-estrutura de raiz que sirva a cidade de Lisboa, o Montijo é a opção que garante os 72 movimentos de aviões por hora que permitem dar sustentabilidade ao crescimento do tráfego em "segurança e operação simultânea" com a Portela.

 

Num cenário em que a pista 17/35 (pista secundária da Portela) é encerrada e o Montijo assegura a complementaridade da Portela, a Eurocontrol prevê que, em 2022, Lisboa tenha 695 movimentos diários na pista principal e outros 102 no Montijo. Em 2030, o crescimento previsto é de 18% na Portela e 15% no Montijo.

 

A opção do Montijo também é apontada como a mais provável pelo Governo, como confirmou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, em entrevista ao Negócios e à Antena 1.

 

"Por razões do contrato de concessão, há a opção da construção do aeroporto novo e há a utilização da actual infra-estrutura com uma pista complementar. A diferença de custos entre as opções é demasiado grande para não considerarmos tão seriamente como estamos a fazer a opção de uma pista complementar e em particular, neste momento, com mais intensidade, a utilização do Montijo", admitiu o governante.

 

Pedro Marques disse ainda que o Governo já pediu à ANA, concessionária do  aeroporto Humberto Delgado, para antecipar em um ano "o calendário de decisão e de implementação de uma nova solução aeroportuária" para Lisboa. Os estudos para encontrar a solução arrancam já em 2017.

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