Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Francisco Calheiros: "Não podemos esperar mais pelo novo aeroporto em Lisboa"

O avançar do processo do novo terminal aéreo no Montijo é prioritário para o sector do turismo. A Confederação do Turismo Português assegura que irá batalhar até que uma decisão seja tomada pelo Governo.

Miguel Baltazar
10 de Dezembro de 2016 às 21:23
  • ...

O presidente da Confederação do Turismo Português (CTP) defendeu este sábado, 10 de Dezembro, que o sector do turismo e a economia nacional precisam da expansão do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com a maior rapidez possível.

"Não podemos esperar mais", afirmou Francisco Calheiros no encerramento do 42º congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), a decorrer em Aveiro. "Não podemos exigir mais turistas e não termos mais condições para os acolher", rematou.

O líder da CTP recordou que o Governo pretende dar uma resposta ao projecto do novo terminal no Montijo, conhecido como Portela+1 e destinado a companhias de baixo custo [low cost]. A medida consta aliás na proposta do Orçamento do Estado para 2017.

Francisco Calheiros assegura que a CTP, em nome de todo o sector do turismo, não irá baixar os braços e colocar a discussão em cima da mesa. Até porque as novas rotas da TAP para os Estados Unidos da América e o voo directo a iniciar pela HNA para a China em 2017 representam um "impacto incalculável". "São muitos milhões de euros que não podemos desperdiçar", afirmou.

O aeroporto da Portela ultrapassou em 2015 a barreira dos 20 milhões de passageiros. O contrato de concessão entre o Estado e a ANA Aeroportos, detida pelo grupo Vinci, define que as iniciações arranquem quando se atingir o patamar dos 22 milhões de passageiros por ano na Portela. O número está prestes a ser ultrapassado em 2016.

 

Ver comentários
Saber mais presidente da Confederação do Turismo Português Francisco Calheiros Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo APAVT CTP Orçamento do Estado TAP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio