Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mega-autocarro que passa por cima do trânsito já está na estrada

Chama-se Transit Elevated Bus (TEB) e passou do papel para a estrada. O mega-autocarro que passa por cima dos automóveis já fez o primeiro teste na China.

A carregar o vídeo ...
Negócios 04 de Agosto de 2016 às 13:28

Depois de ter sido apresentado em Maio deste ano com grande expectativa, o Transit Elevated Bus (TEB) efectuou o primeiro teste real, na cidade de Qinhuangdao, na província chinesa de Hebei.

 

O teste foi realizado num troço de 300 metros numa estrada com trânsito condicionado, assinala a BBC, dando conta que o mega-autocarro, que anda sobre carris, poderá atingir uma velocidade máxima de 60 quilómetros por hora.

  

Depois de concluído o primeiro teste, não é ainda certo se o TEB será utilizado nas grandes cidades chinesas, sendo que um dos objectivos do projecto passava por substituir o metro, que implica custos bem mais elevados.

 

"O TEB tem as mesmas funções do metropolitano mas os custos de construção são inferiores a um quinto", disse um dos engenheiros envolvidos no projecto à CCTV. De acordo com o responsável um mega-autocarro pode substituir cerca de 40 autocarros convencionais.

 

Como funciona

 

O TEB foi apresentado na 19ª edição da Feira Internacional da Alta Tecnologia, que decorreu em Pequim. O mega-autocarro passa por cima dos carros, transporta 1.200 pessoas e ainda é limpo, pois move-se a electricidade e energia solar.

 

Este mega-autocarro foi desenhado para resolver um dos grandes problemas das urbes chinesas: o congestionamento do trânsito. A isso alia outras vantagens. E acaba, assim, por funcionar essencialmente em três vertentes: como tem carris próprios e passa por cima dos carros, pode prosseguir viagem sem problemas, mesmo que o trânsito esteja parado; cria mais espaço de rodagem para os outros veículos; e reduz a poluição.

 

O TEB transporta até 1.200 pessoas, que saem pelo tejadilho, através de um sistema de elevador que as deixa nas várias paragens do percurso do autocarro. É nessas mesmas paragens que também podem entrar outros passageiros.

 

Se houver um acidente, são accionados de imediato travões de emergência e o TEB pára. Nestes casos, o sistema de saída pelo tejadilho não funciona, pois não há uma plataforma onde deixar os passageiros. Mas está tudo pensado: nestas circunstâncias, abrem-se uns "escorregas" laterais, por onde as pessoas podem sair – à semelhança do que acontece nos aviões.

 

Este sistema de evacuação tem ainda um escorrega interior, para o caso de não ser possível - nem seguro - sair pelas laterais.

 

É apresentado como uma tecnologia de transporte urbano altamente eficiente e com baixas emissões de carbono, já que é movido a electricidade e energia solar.

 

Em baixo pode ver o vídeo da apresentação do projecto. No vídeo em cima pode assistir às imagens do primeiro teste. 

Ver comentários
Saber mais Transit Elevated Bus Qinhuangdao Mega-autocarro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio