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IP e Tramesa avançam com autoestrada ferroviária Valência–Entroncamento

Numa primeira fase, a autoestrada ferroviária ligará Valência ao Entroncamento e em seguida aos portos de Setúbal e Sines. Numa segunda fase será avaliado o corredor Lisboa–Valongo e a ligação a Espanha pela linha da Beira Alta.

A Infraestruturas de Portugal foi a entidade que mais contratos de grandes empreitadas celebrou em 2022, num total de 10.
João Cortesão
03 de Julho de 2023 às 11:58
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A Infraestruturas de Portugal (IP) e o operador logístico espanhol Tramesa, do grupo Armando Álvarez, assinaram na semana passada um protocolo para a implementação de uma autoestrada ferroviária na parte portuguesa do trajeto entre Valência e Entroncamento.

De acordo com uma nota da IP, com a assinatura deste protocolo é estabelecida a colaboração necessária entre a empresa portuguesa e a espanhola para o desenvolvimento e colocação ao serviço de uma autoestrada ferroviária em bitola ibérica no corredor ferroviário entre Valência e o Entroncamento numa primeira fase, e para os portos de Setúbal e Sines depois.

Numa segunda fase serão avaliados os requisitos do corredor Lisboa-Valongo e ligação a Espanha pela Linha da Beira Alta.

O acordo assinado prevê que a IP assuma a responsabilidade de verificar a compatibilidade do transporte de semirreboques do tipo P400 e de coordenar com a ADIF a homogeneidade dos requisitos das autoestradas ferroviárias ao longo dos corredores internacionais.

Já à Tramesa cabe garantir a homologação dos vagões junto das autoridades ferroviárias portuguesas, a obtenção do material circulante necessário e a adequação dos terminais de origem e destino para a operação dos comboios e dos meios de carga/descarga necessários para a operação dos vagões em Portugal.

Na cerimónia, os presidentes das duas empresas destacaram a importância de um projeto desta natureza, em termos de eficiência, e assinalaram o interesse para a IP e para a Tramesa desta atividade e utilização da infraestrutura, tendo o presidente da IP, Miguel Cruz, destacado ainda o impacto deste projeto na relação entre os gestores de infraestruturas dos dois países ibéricos, é ainda referido no comunicado.

Citado pelo jornal espanhol Levante, o diretor geral da TransItalia para Espanha e Portugal afirmou, depois de fechar uma aliança com a Tramesa para o projeto de autoestrada marítimo-ferroviária que ligará os portos italianos a Madrid, através do porto de Valência, que essas infraestruturas chegarão a Portugal em 2025.

Segundo o responsável, este projeto evitará a circulação de 20 mil camiões nas estradas por ano.

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