Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia pede a chineses para melhorarem oferta pelo Porto de Pireu

As negociações arrastam-se. Agora, o fundo das privatizações grego pediu à empresa sediada em Hong Kong que melhore a oferta para ficar com a maior estrutura portuária da Grécia.

Kostas Tsironis/Bloomberg
Negócios 13 de Janeiro de 2016 às 14:05
  • 2
  • ...

O porto de Pireu, a maior estrutura portuária grega, pode passar para mãos chinesas. A Cosco Pacific é a única na corrida à compra deste porto, tendo-lhe sido pedido, no entanto, para melhorar a sua oferta.


O fundo de privatizações, criado no âmbito do terceiro resgate da Grécia, está a vender 67% da Autoridade do Porto de Pireu, pretendendo realizar o maior encaixe possível. Mas serão vendidos 51%, podendo aumentar em mais 15% em cinco anos se determinadas condições forem cumpridas, nomeadamente o plano de investimentos que o jornal grego Kathimerini já quantificou anteriormente em 350 milhões de euros.


De acordo com um comunicado do fundo grego
, foi solicitado uma oferta melhorada à Cosco na terça-feira, devendo a mesma ser analisada na próxima semana. No entanto, não foi divulgado o calendário que se pretende nesta venda nem os valores em questão.


O administrador financeiro da Cosco, e membro do Partido Comunista Chinês, Sun Yueying, está em Atenas, com o seu banco assessor Lazard, para fechar o negócio.


O fundo não recebeu mais propostas, por isso, segundo o mesmo jornal, contratou dois assessores: Kantor-Deloitte e American Appraisal Hellas, para o ajudar nas negociações. O que segundo a mesma notícia não terá agradado o lado do potencial comprador, que está a aguardar há dois anos o processo.


Fontes, não identificadas, dizem que a entidade sediada em Hong Kong estará disponível para uma subida da parada, mas não ao nível pretendido.


A Cosco já tem a concessão de dois dos três terminais de contentores em Pireu, num contrato de 35 anos.

O Fundo Grego de Desenvolvimento de Activos tem como missão maximizar os processos de venda de activos da Grécia.

Há mais de um ano estimava-se que o Porto de Pireu pudesse resultar num encaixe de 500 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Porto de Pireu Grécia privatizações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio