Notícia
Chineses e gregos concluem primeira fase da privatização do Pireu
A Grécia concluiu esta quarta-feira, 10 de Agosto, a primeira etapa da entrega da gestão do emblemático porto do Pireu à empresa Cosco, que tem sede em Honk Kong.
A Grécia já finalizou a primeira etapa da entrega à China, por 36 anos, da gestão do porto de Pireu, tendo transferido da maioria das acções da empresa pública OLP para a Cosco, com sede em Hong Kong.
Em comunicado, a autoridade responsável pela privatização das empresas públicas gregas, Taiped, considerou a venda da empresa gestora do porto como um dos "marcos" do programa.
A Cosco comprometeu-se a adquirir 67% da OLP por um total de 368,5 milhões de euros em duas fases. A primeira ficou concluída com a venda de 51% das acções por um valor de 280,5 milhões de euros.
Na etapa seguinte, que terá lugar num prazo de cinco anos e depois de a Cosco ter investido parte de um total de 350 milhões de euros no porto, de acordo com o compromisso assumido, a empresa estatal chinesa vai adquirir mais 16% das acções por 88 milhões de euros.
O valor total do acordo ascende a 1.500 milhões de euros e, além da aquisição de 67% das acções da OLP e dos investimentos obrigatórios, o contrato inclui um pagamento ao Estado de 410 milhões de euros.
O acordo foi assinado em Abril depois de um longo processo negocial, no âmbito das medidas aplicadas pela Grécia para melhorar a sua situação financeira.