Notícia
Governo falha metas do Programa Nacional de Investimentos 2030 nos projetos ferroviários
Atrasos no plano de investimentos Ferrovia 2020 estão já a afetar o Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030). Seis dos 15 projetos ferroviários inscritos no PNI 2030, deveriam estar concluídos em 2025, mas somam já "17 anos de atraso". Do Ferrovia 2020, 22% dos projetos ainda não saíram do papel.
04 de Abril de 2023 às 08:51
Os atrasos no plano de investimentos Ferrovia 2020, que devia estar concluído há dois anos e meio e só tem 18% das obras concluídas, estão a afetar os projetos ferroviários do Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), avança esta terça-feira o Público. Dos 15 empreendimentos relacionados com ferrovia, apenas um está em execução.
Seis dos 15 projetos ferroviários inscritos no PNI 2030 relacionados com a construção de novas linhas ou a modernização das existentes, deveriam estar concluídos em 2025, mas somam já "17 anos de atraso", com derrapagens que os atiram para 2027 e 2029. Só um — a modernização da linha do Vouga — está em execução e poderá cumprir o prazo definido, ainda que com um caderno de encargos aquém do anunciado.
Em novembro, tal como o Negócios noticiou, o então ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, garantiu no Parlamento que o plano de investimentos de dois mil milhões de euros do Ferrovia 2020 será concluído "com sucesso" e que "pouco ficará para depois de 2023", a data definida para a sua conclusão.
Porém, quase cinco meses depois, há ainda projetos de 450 milhões de euros (22%) do Ferrovia 2020 que ainda não saíram do papel. Já as obras em curso representam 60% do total, no valor de 1,2 mil milhões.
Seis dos 15 projetos ferroviários inscritos no PNI 2030 relacionados com a construção de novas linhas ou a modernização das existentes, deveriam estar concluídos em 2025, mas somam já "17 anos de atraso", com derrapagens que os atiram para 2027 e 2029. Só um — a modernização da linha do Vouga — está em execução e poderá cumprir o prazo definido, ainda que com um caderno de encargos aquém do anunciado.
Porém, quase cinco meses depois, há ainda projetos de 450 milhões de euros (22%) do Ferrovia 2020 que ainda não saíram do papel. Já as obras em curso representam 60% do total, no valor de 1,2 mil milhões.