Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência já foi notificada da adjudicação da concessão do Metro do Porto

A Autoridade recebeu o aviso da concentração que consiste na “assunção, pela Transdev e pela Metro do Porto do controlo conjunto” da operação de metro ligeiro na cidade, adiantou a AdC. Os interessados têm 10 dias para se pronunciar.

Paulo Duarte/Negócios
20 de Outubro de 2015 às 08:30
  • ...

A Autoridade da Concorrência (AdC) já recebeu a notificação da atribuição da subconcessão do metro do Porto à Transdev, depois de a empresa ter vencido o concurso lançado na cidade.

Esta operação, que marca o regresso da Transdev à gestão do metro do Porto, implica a "assunção pela Transdev e pela Metro do Porto do controlo conjunto sobre as actividades subconcessionadas de operação, exploração e manutenção do sistema geral da Metro do Porto, bem como as relativas à realização de transportes alternativos, exploração dos espaços comerciais e publicidade", segundo um aviso publicado pela AdC.

A AdC dá um prazo a todos os interessados, de 10 dias, para se pronunciarem sobre a operação. A entidade irá depois emitir uma opinião favorável ou desfavorável ao processo.

A subconcessão da Metro e da STCP foi um processo polémico, depois de um concurso que acabou por ser suspenso quando a única empresa apurada, o grupo catalão  TMB/Moventis, acabou por não avançar.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, acabou por avançar com outro concurso, envolvendo os mesmos concorrentes que não tinham chegado à fase final do primeiro processo.

Esta decisão foi alvo de muitas críticas, pela rapidez com que foi tomada e em condições semelhantes às anteriores. A STCP foi adjudicada à Alsa, subsidiária do grupo britânico National Express Group. 

Ver comentários
Saber mais Autoridade da Concorrência STCP Porto National Express Group metro do Porto Transdev subconcessão transportes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio