Notícia
Cativações à IP em 2018 são 3,3% do seu orçamento
A Infraestruturas de Portugal tem cativada, este ano, uma verba de 84 milhões de euros, o que "não causa neste momento preocupação especial", diz o seu presidente.
O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, disse esta quarta-feira no Parlamento que, depois de nos últimos três anos as cativações aplicadas à empresa terem sido "muito elevadas", em 2018 o montante dos cativos é de 84 milhões de euros, ou seja, 3,3% do seu orçamento.
Na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, o responsável garantiu aos deputados que este ano o montante de cativos "não nos causa neste momento preocupação especial".
António Laranjo (na foto) salientou ainda que, apesar de cativações elevadas entre 2015 e 2017, "nunca a IP conseguiu executar aquilo que é o seu orçamento disponível". Ou seja, "em qualquer um destes anos não tivemos capacidade para executar o orçamento que nos foi disponibilizado", já depois de descativações, disse.
É que "se ao longo destes anos tivemos cativos em centenas de milhões de euros", estes "terminaram sempre em 150 e 200 milhões", explicou.
Em 2017, o montante dos cativos aplicado inicialmente à empresa totalizou 360,8 milhões de euros, tendo conseguido ao longo do ano autorização para descativação de verbas associadas ao pagamento das PPP e para a rubrica de despesas com pessoal.