Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pires de Lima: "Isto não é nenhuma chantagem. Isto pode ser o momento decisivo para a TAP"

Depois dos pilotos terem decidido manter a paragem de 10 dias, o ministro veio a público avisar sobre os "efeitos muito negativos na sustentabilidade económica e financeira da TAP, tal como a conhecemos hoje".

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Abril de 2015 às 21:19
  • 9
  • ...

A três horas do início da greve dos pilotos da TAP, o ministro da Economia apelou aos pilotos da TAP para cancelarem a paragem.

 

"Apelo a que os pilotos, habituados a tomar decisões tantas vezes em momentos delicados, trabalhem. Portugal precisa e para a TAP isto pode ser o momento decisivo", disse Pires de Lima esta quinta-feira, 30 de Abril.

 

O ministro gostaria que o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) tivesse "o bom senso e sentido de responsabilidade que permitisse desconvocar esta greve".

 

Foi esta quinta-feira ao início da noite que o SPAC tomou a decisão de manter a greve entre 1 e 10 de Maio, lamentando ter "sido obrigado pelo Governo e pela TAP a chegar à greve".

 

Uma hora depois a tutela reagiu pela voz de Pires de Lima. O ministro fez questão de sublinhar que o acordo assinado continua a ser válido. "Assinámos um acordo com nove sindicatos e lavrado a escrito que só o Sindicato dos Pilotos insiste em questionar".

 

Na declaração aos jornalistas por volta das 21 horas, voltou a reforçar os efeitos negativos da paragem dos pilotos. "Caso a greve se mantenha, e poucas horas faltam para esgotarmos o prazo, lamentaremos profundamente esta decisão tão radical que teria efeitos muito negativos para a economia portuguesa, como o turismo".

 

"Isto não é nenhuma chantagem. A greve teria também efeitos muito negativos na sustentabilidade económica e financeira da TAP tal como a conhecemos hoje", alertou.

 

Pires de Lima respondeu assim às críticas da comissão de trabalhadores da companhia aérea que acusou o Governo de "chantagenzinha" por prever o cenário de reestruturação se a privatização não avançar.

 

(notícia actualizada às 21h25)

Ver comentários
Saber mais TAP Portugal Pires de Lima Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil SPAC Sindicato dos Pilotos economia negócios e finanças transportes aviação turismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio