Notícia
Novo aeroporto? "Qualquer decisão será boa", diz António Costa
O ainda primeiro-ministro considera que o próximo Governo terá reunidas todas as condições para tomar uma decisão sobre o novo aeroporto.
O ainda primeiro-ministro considera que o próximo Governo terá em sua posse todas as informações necessárias para tomar uma decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa, um tema discutido há 50 anos.
"Ontem [segunda-feira] a Comissão Técnica Independente apresentou o relatório final" da avaliação ambiental estratégica, sublinhou António Costa, à margem da apresentação das agendas mobilizadoras em Santa Maria da Feira, lembrando que fica só a faltar o parecer da Comissão de Acompanhamento que irá reunir-se a 22 de março. "Isto significa que o próximo Governo quando tomar posse tem condições para tomar decisões, tem uma enorme vantagem", acrescentou.
Questionado sobre qual acredita que será a decisão, comentou apenas que "qualquer decisão será boa".
António Costa destacou ainda o "elevado grau de competência" da Comissão Técnica Independente, lembrando que os elementos do grupo não foram escolhidos pelo Governo nem pela oposição. O grupo de trabalho, bem como a metodologia da avaliação, foi criada "na base do acordo entre PS e PSD" em 2022.
"Acordámos a metodologia, agora que temos informação final é decidir", reforçou.
O relatório final para o novo aeroporto, tornado público esta terça-feira, manteve as principais conclusões do documento preliminar apontando o Campo de Tiro de Alcochete e Vendas Novas como as soluções mais viáveis para receber a futura infraestrutura. Montijo ficou excluído da lista de recomendações e Santarém aparece como opção viável mas apenas no modelo dual, em complemento com a Portela. Ainda assim, a CTI manifesta algumas dúvidas sobre a rapidez de execução do projeto promovido pelo consórcio privado Magellan 500.
(Notícia atualizada às 13h55)