Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão apela à “continuidade de consenso” político para novo aeroporto

A Comissão Técnica Independente para o novo aeroporto reforça a urgência de se avançar com uma solução o mais rápido possível. E deixa um pedido ao futuro Governo: dar continuidade ao consenso estratégico alcançado em 2022 entre o PS e PSD.

O terreno em que opera o aeroporto Humberto Delgado tem um total de 477 hectares.
Miguel Baltazar
12 de Março de 2024 às 11:04
  • ...

Há 50 anos que o país discute o novo aeroporto de Lisboa. Mas com a Portela a rebentar pelas costuras, a Comissão Técnica Independente criada no âmbito do acordo entre o PS e PSD em 2022 reforça a urgência de se avançar com as obras e de dar continuidade ao consenso alcançado há dois anos.

No relatório final da avaliação ambiental estratégica, como aponta o Campo de Tiro de Alcochete como a melhor opção, o grupo de trabalho liderado por Maria Rosário Partidário avança com 10 recomendações. E uma parece ser dirigida ao futuro governo que vai tomar posse no âmbito das eleições legislativas de domingo.

"A decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa é urgente, bem como a sua implementação", começam por sublinhar os especialistas. E "dada a importância para o país e o horizonte de longo prazo que deve ser considerado na decisão, a CTI recomenda que seja dada continuidade ao consenso estratégico alcançado com a RCM 89/2022 [que originou a criação da CTI] para a concretização de uma decisão e para a sua rápida implementação". 

É com esta frase que o grupo encerra a lista de recomendações para o novo aeroporto de Lisboa, um tema que tem gerado alguma polémica e será de difícil consenso entre todas as forças partidárias.

A decisão final sobre a nova localização será sempre política. E apesar de António Costa ter recebido na segunda-feira o relatório final, a última palavra será do futuro Executivo que for indigitado pelo Presidente da República. 

Os resultados apontam para uma vitória da AD [coligação PSD/CDS/PPM], liderada por Luís Montenegro, que já disse ter urgência em avançar com uma solução. Quando a CTI apresentou os resultados preliminares, a 5 de dezembro, o PSD anunciou que ia criar um grupo de trabalho para avaliar o tema, mas prometeu uma resposta célere. 

Ver comentários
Saber mais CTI aeroporto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio