Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Interessados na Azores Airlines vão ter de rever valor das propostas

Como os dois únicos consórcios interessados apresentaram propostas com o mesmo preço, o concurso da privatização da transportadora aérea dos Açores foi suspenso por forma a poderem apresentar novos valores. Os consórcios são constituídos por empresas maioritariamente portuguesas e pela austríaca Ms Aviation.

Miguel Baltazar/Negócios
31 de Julho de 2023 às 19:39
  • ...

A Atlantic Consortium e New Tour Azores vão poder melhorar o valor das propostas pela Azores Airlines nos próximos cinco dias úteis. 


Como as duas únicas propostas recebidas apresentaram o mesmo preço de aquisição-  de 6,5 euros por ação-  o caderno de encargos dita que o concurso público deve ser suspenso "por forma a que os concorrentes possam melhorar o preço por ação apresentado, o que deverá ocorrer nos próximos cinco dias úteis seguinte ao ato público de abertura das propostas", confirmou a SATA Holdings, que detém a Azores Airlines.

O aumento dos valores oferecidos não é obrigatório, mas será um passo natural do processo para os concrrentes se manterem na corrida. Mas caso optem por não aumentar os valores, serão tidos em conta os outros critérios para escolher o vencedor do concurso.


O processo de privatização da companhia aérea com sede na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel,foi lançado a 24 de março deste ano e tem como objetivo a alienação de, no mínimo, 51% e, no máximo, 85% do capital.  O concurso foi aberto nesse mês, com um período de 90 dias para a apresentação de propostas, até 20 de junho. Mas o prazo acabou por ser prorrogado até hoje, 31 de julho, na sequência de vários pedidos de possíveis interessados.


Os consórcios são constituídos por empresas portuguesas e uma austríaca. De acordo com as informações recolhidas pelo Negócios, algumas das empresas em jogo inicialmente estavam a avaliar o processo sozinhas, mas depois optaram por unir forças.


O Atlantic Consortium, é constituído pelas companhias aéreas portuguesas EuroAtlantic Airways e a White Airways (do grupo Omni Aviation e dedicada à aviação charter) e as empresas Vesuvius Wings, Old North Ventures (consultora sediada nos Açores) e a Consolidador ( plataforma portuguesa para a emissão de passagens aéreas).


Já o agrupamento concorrente é integrado pela New Tour, grupo português de viagens e turismo, e a austriaca Ms Aviation GmBh, que opera na gestão de aviões privados


Bruxelas aprovou uma ajuda estatal para apoio à reestruturação da companhia aérea açoriana de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo remédios como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%) na Azores Airlines, companhia do grupo SATA responsável pelas ligações com o exterior do arquipélago.

(Notícia atualizada às 20h04)

Ver comentários
Saber mais Azores Airlines SATA Holdings aviação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio