Notícia
Franceses da Lauak investem 20 milhões em Grândola
O director-geral da Lauak Portugal, Armando Gomes, esteve reunido na quinta-feira passada com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, para apresentar o projecto de investimento que vai criar mais 100 postos de trabalho qualificados.
Os franceses da Lauak, uma empresa da indústria da aviação, preparam-se para investir 20 milhões de euros numa fábrica em Grândola, distrito de Setúbal, destinada ao fabrico de componentes para aviões. A Lauak já comprou os terrenos, na zona industrial deste concelho do litoral alentejano, tendo mesmo constituído, em Março do ano passado, a sociedade anónima Lauak Grândola.
No registo comercial desta sociedade é indicada como actividade principal o "estudo, desenvolvimento, fabrico e montagem de peças e componentes para a indústria aeronáutica e peças metálicas para aplicações industriais".
Os representantes da Lauak Portugal estiveram reunidos na quinta-feira, 17 de Agosto, no palácio da Horta Seca, com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, para lhe darem conta deste projecto.
Fonte oficial do gabinete do ministro da Economia, contactada pelo Negócios, escusou-se a confirmar o encontro, limitando-se ao seguinte comentário: "sabemos do processo e do interesse neste investimento".
100 postos de trabalho qualificados
A Lauak Grândola poderá contar com os incentivos habitualmente concedidos a investimentos desta dimensão, de natureza financeira, fiscal, ao emprego e à formação.
O Negócios sabe ainda que o processo se encontra em fase adiantada, tendo a Lauak recorrido aos serviços de uma empresa de recrutamento para contratar pessoal para esta unidade industrial. A Lauak Grândola irá criar mais de 100 postos de trabalho altamente qualificados.
Além desta unidade industrial, a Lauak Portugal possui em Grândola uma empresa vocacionada para actividades turísticas, denominada Ama Lur Enoturismo.
Lucro de 3,6 milhões em 2016
A Lauak Portugal registou, em 2016 um volume de negócios de 22,1 milhões de euros, mais 65,66% por comparação com 2015, e um resultado líquido de 3,6 milhões de euros, mais 88% do que no ano anterior. A empresa exporta 94% da sua produção, com destino a mercados externos comunitários. A unidade de Setúbal, localizada no Blue Biz Global Parques, emprega 369 pessoas
O grupo Lauak foi criado em 1975 em França e tem instalações em Toulouse e Biarritz.