Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Compra da TAP avaliada em Portugal, Espanha e Alemanha

A aprovação da venda da TAP pelo consórcio Gateway será avaliada não só pela Autoridade da Concorrência portuguesa mas também pela espanhola e alemã, apurou o Negócios junto de fonte oficial. O Diário Económico revela hoje que a direcção geral europeia da concorrência  considerou que o negócio não tem dimensão europeia e por isso tem de ser analisado ao nível dos Estados-membros.

Sara Matos
24 de Agosto de 2015 às 10:42
  • 17
  • ...

A operação de venda da TAP vai ser também analisadas pelas autoridades de concorrência espanhola e alemã, além da portuguesa, sabe o Negócios. O Diário Económico revela esta segunda-feira, 24 de Agosto, que Bruxelas considerou que o negócio não tinha dimensão para ser avaliado por si no que diz respeito aos efeitos na concorrência.

 

As razões pelas quais a venda da TAP tem de ser também analisada na Alemanha e em Espanha, além de Portugal, estão relacionadas com o volume de negócios e peso no transporte aéreo.  

Esta operação já recebeu aprovação por parte do Conselho Administrativo de Defesa Económica (CADE), a autoridade da concorrência brasileira. 

 

O investimento do empresário norte-americano David Neeleman, que ganhou com o português Humberto Pedrosa a compra de 61% da TAP, na companhia aérea portuguesa feito pode chegar aos 800 milhões de euros, revelou o responsável durante a cerimónia de assinatura do contrato de compra em Junho.

 

No âmbito da proposta que o consórcio Gateway apresentou, o investimento seria na ordem dos 600 milhões, dos quais 345 milhões em capital permanente e outros 250 milhões em financiamento para a compra de novas aeronaves.

 

De acordo com Neeleman, além de trazer capital o consórcio vai comprar 53 novos aviões no mínimo. Mas esse número "pode ser bem maior", afirmou.

 

(Notícia actualizada às 10h49 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais TAP privatização da TAP David Neeleman Barraqueiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio