Notícia
Vodafone vende operação do fixo à T-Mobile na Holanda
O negócio faz parte das imposições regulatórias para concluir a fusão de activos com a Liberty Global no mercado holandês.
A britânica Vodafone chegou a acordo para a venda dos seus serviços do fixo na Holanda à T-Mobile, presente neste mercado através da Deutsche Telekom. A operação tem como objectivo concluir o processo de fusão com a Liberty Global neste mercado.
A venda à T-Mobile deverá estar concluída no próximo mês. Mas ainda tem de passar pelo crivo da Comissão Europeia. Aliás, a venda do negócio fixo da Vodafone tem como objectivo cumprir as imposições regulatórias de Bruxelas no seguimento do acordo da fusão de activos com a Liberty Global acordada a 16 de Fevereiro deste ano, depois de anos de conversações.
Numa fase inicial, a fusão vai permitir sinergias de 3,5 mil milhões de euros, após os custos de integração.
A operação passa por juntar a actividade no segmento móvel da Vodafone e os activos na área de televisão da Liberty Global, detida por John Malone, criando assim a segunda maior operadora do mercado holandês.
Como o negócio pressupõe que as operadoras passarão a deter a nova empresa em partes iguais, a Vodafone vai pagar mil milhões de euros à Liberty para igualar os valores dos activos.