Notícia
Telefónica compra a brasileira GVT à Vivendi
A operadora espanhola acordou pagar à Vivendi 4,66 mil milhões de euros, além de ceder 7,5% da Telefónica Brasil e ainda 5,7% da Telecom Itália.
A Telefónica e a Vivendi chegaram a acordo no âmbito das negociações exclusivas entre os dois grupos para a Telefónica ficar com a operadora brasileira de telecomunicações GVT, pagando uma verba de 4,66 mil milhões de euros.
Em comunicado ao mercado o grupo espanhol informa ainda que o negócio inclui a cedência à Vivendi de uma participação de 12% na Telefónica Brasil após a fusão desta com a GVT. No entanto, a Vivendi acabará por ficar com apenas 7,5% da nova empresa, uma vez que se comprometeu a devolver 4,5% da mesma à Telefónica, em troca de uma fatia de 5,7% da Telecom Itália.
"O fecho da operação está sujeito à obtenção das autorizações regulatórias necessárias (inclusive em matéria de telecomunicações e de concorrência) e ao cumprimento de outras condições habituais neste tipo de transacções", refere o comunicado da Telefónica.
O grupo espanhol, que no Brasil já é dono da operadora móvel Vivo (antiga participada da Portugal Telecom), irá financiar o pagamento da compra da GVT por via de um aumento de capital, cujos detalhes não foram ainda revelados.
Na corrida à GVT estava ainda a Telecom Itália (dona da operadora brasileira TIM), mas no último mês, após uma melhoria da oferta da Telefónica, a Vivendi decidiu encetar negociações exclusivas com a companhia espanhola.