Notícia
Ano arranca com subida de 0,9% no volume de negócios na indústria
O índice de vendas com destino ao mercado nacional aumentou 4,4%, enquanto as que se destinaram ao mercado externo estenderam as perdas de dezembro, com uma quebra de 4,7%.
O volume de negócios na indústria portuguesa subiu 0,9% no primeiro mês do ano face ao período homólogo e representa uma melhoria em relação a dezembro do ano passado, de acordo com dados disponibilizados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
O mercado nacional recupera das perdas registadas no acumulado do ano passado e aumentou 4,4% em janeiro, tendo contribuído com 2,7 pontos percentuais para a variação do índice total.
Em contraciclo, as vendas para o mercado externo continuaram com o negativismo registado e dezembro e caíram 4,7%.
Sem o agrupamento da energia, o índice contraiu exatamente os mesmos 0,9% após o decréscimo de 2,7% de dezembro. No primeiro mês do ano, o segmento segue os ganhos de dezembro e cresceu mais de 8%. Já os bens de consumo e intermédios também subiram 2,3% e 1,2%, respetivamente.
A pressionar o total estiveram os bens de investimento, que diminuíram 9,3% neste mês.
O emprego caiu ainda 0,5% após a queda de 0,3% de dezembro, enquanto as remunerações creseram 4,9% (superior aos 4,6% de dezembro). O INE vão revelou ainda os dados das horas trabalhadas do primeiro mês do ano.