Notícia
Telefónica alicia investidores no Brasil com dividendo
A operadora espanhola está em guerra aberta com a Telecom Itália para garantir a aquisição da Global Village Telecom (GVT).
O conselho de administração da Telefónica no Brasil, onde a operadora espanhola tem uma posição maioritária, aprovou o pagamento de um dividendo aos seus accionistas, um valor que poderá atingir os 299 milhões de reais, ou seja, cerca de 100 milhões de euros.
A Telefónica que detém 74% da Telefónica Brasil irá receber cerca de 74 milhões de euros com o pagamento deste dividendo, noticiou o "Cinco Dias".
O pagamento deste dividendo também poderá ser um aliciante para a Vivendi, dona da GVT, uma vez que a proposta de aquisição da GVT pela Telefónica passa pela entrega de uma fatia da Telefónica Brasil à empresa francesa. Caso aceite a proposta da Telefonica, a Vivendi poderá encaixar mais 154 milhões de euros, refere a mesma fonte.
Este anúncio surge em plena ofensiva para a aquisição da GVT. A Telefónica propôs pagar 6,7 mil milhões de euros pela operadora brasileira (uma oferta válida até 3 Setembro), enquanto a Telecom Italia ofereceu 7 mil milhões de euros.
A oferta da Telefónica pressupõe que a Vivendi fique proprietária de 12% da Telefónica Brasil, além de 4 mil milhões de euros em dinheiro. Já a proposta da Telecom Italia prevê uma participação de 20% na TIM Brasil à Vivendi e o pagamento de 3 mil milhões de euros.
A Telefónica Brasil, no último ano, entreguou aos seus accionistas 3.957 milhões de reais, cerca de 1,3 mil mil milhões de euros.
Alguns analistas defendem que a aquisição da GVT era apenas para despistar, uma vez que o grande objectivo da Telecom Itália é fundir as operações da GVT com a Oi, participada da PT Portugal. Analistas citados pelo ABC defendem que a Telefónica cria mais sinergias para a GVT do que a Telecom Itália.