Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Canadá prepara-se para retaliar contra tarifas de Trump

O governo canadiano tem já uma lista de bens produzidos nos EUA, no valor de 105 mil milhões de dólares, sobre os quais aplicará taxas alfandegárias caso a administração Trump avance com a imposição de tarifas.  

15 de Janeiro de 2025 às 22:45
  • ...

O governo do Canadá já preparou uma lista inicial de bens dos EUA, no valor de 105 mil milhões de dólares, que serão visados por tarifas caso a administração Trump decida impor novas taxas alfandegárias sobre os produtos canadianos, de acordo com uma fonte conhecedora do plano citada pela Bloomberg.

A lista é ainda provisória e apenas será utilizada se Donald Trump avançar com as tarifas após a tomada de posse, agendada para 20 de janeiro, de acordo com a fonte. O Canadá poderá adicionar mais taxas sobre produtos dos EUA, dependendo da política tarifária a ser seguida pela próxima administração do país vizinho.

O primeiro-ministro demissionário do Canadá, Justin Trudeau, e os líderes provinciais do país reuniram-se em Otava esta quarta-feira para definir uma estratégia para combater o protecionismo norte-americano, com a maioria dos responsáveis a dizer que "vão trabalhar juntos para assegurar uma resposta para lidar com o protecionismo dos EUA".

Contudo, a estratégia a seguir terá de ser implementada em grande parte por um novo Executivo canadiano. Contestado no próprio partido e externamente, Trudeau demitiu-se a 6 de janeiro da liderança do Partido Liberal e vai sair da chefia do executivo quando for eleito o seu sucessor.

De seguida, até outubro (inclusive), terão de ser convocadas eleições gerais, para as quais o favorito nas sondagens é o conservador Pierre Poilievre, que poderá enfrentar Mark Carney, ex-governador dos bancos centrais do Canadá e de Inglaterra, visto como potencial substituto de Trudeau nas eleições internas do Partido Liberal.        

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio