Notícia
Reclamações contra operadores de comunicações subiram 4% no 1.º trimestre
A Vodafone foi o prestador com maior número de reclamações em termos absolutos e por mil clientes, mas a que mais viu o número subir no espaço de um ano foi a Meo. Os CTT concentraram 84% das reclamações no setor postal.
"Trata-se do primeiro aumento, face ao período homólogo, desde há mais de um ano, motivado sobretudo pelas comunicações eletrónicas, que se mantêm as mais reclamadas, com 20,2 mil reclamações (71% do total de reclamações), mais 5% face ao primeiro trimestre de 2022", refere.
Por operadores de telecomunicações, a Vodafone foi o prestador com maior número de reclamações, mas a que mais viu o número subir no espaço de um ano foi a Meo.
"A Vodafone foi o prestador que registou mais reclamações em termos absolutos, 36% do total, correspondentes a cerca de 7,3 mil reclamações, número que traduz uma subida de 4%. A Vodafone apresenta também o maior número de reclamações por mil clientes (2 reclamações). A Meo foi o prestador que registou o maior aumento das reclamações (8%), com 6,1 mil reclamações, sendo responsável por 30% do total de reclamações do sector", afirma a Anacom. Já a Nos foi alvo de 6,1 mil reclamações, apresentando uma taxa de 1,8 reclamações por mil clientes.
"A menor taxa de reclamações continuou a pertencer à Meo (1,1 reclamações por mil clientes)", acrescenta o regulador.
Aumento dos preços domina reclamações
A subida dos preços foi o motivo que mais impulsionou as reclamações, sendo responsável por 11% das reclamações do setor neste período. No total, foram feitas 2,1 mil reclamações sobre o aumento dos preços nos primeiros três meses do ano, mais 1,8 mil do que no mesmo período do ano anterior.
"Destaque também para as questões sobre transparência contratual, com a falta ou desconformidade da informação sobre os preços, serviços e funcionalidades a contribuir com 3% das reclamações do sector, registado também um aumento neste período", detalha a Anacom.
Reclamações no serviço postal também subiram
Além do aumento das queixas nas comunicações eletrónicas, também o setor postal viu o número subir, com 8,2 mil reclamações feitas no primeiro trimestre. Face ao mesmo período de 2022, as reclamações aumentaram 1%, representando 29% do total.
Os CTT foram responsáveis pela grande maioria das reclamações registadas pelo regulador no setor postal, tendo motivado 6,9 das 8,2 mil reclamações deste sector (84%), conclui a Anacom.