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Portugueses optam cada vez mais por pacotes de serviços
O número de subscritores de pacotes fixou-se em perto de 3,3 milhões no final dos primeiros três meses do ano, o que revela um crescimento de 8,3% em termos homólogos. De acordo com os dados da Anacom, este crescimento deve-se ao “aumento da subscrição de pacotes 5P e 3P”.
Há cada vez mais subscritores dos chamados pacotes de serviços de telecomunicações. De acordo com os dados da Anacom, divulgados esta terça-feira, 14 de Junho, o "número de subscritores de pacotes de serviços atingiu 3,3 milhões no final do primeiro trimestre de 2016". Este valor reflecte um aumento de 1,7% em relação ao último trimestre de 2015 e um crescimento de 8,3% face ao primeiro trimestre de 2015. "Estima-se que cerca de 80,9 em cada 100 famílias dispunham de um pacote de serviços (mais 1,3 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais 5,8 pontos do que no período homólogo) ", diz ainda a Anacom.
Os dados da Autoridade Nacional de Comunicação revelam ainda que o aumento do número de clientes das operadoras é resultado do aumento das assinaturas de pacotes conhecidos como 5P (composto por telefone fixo, televisão, internet móvel, internet fixa e telemóvel) e 3P (televisão, internet e telefone fixo) "apresentando o primeiro um acréscimo de 30 mil subscritores, ou seja mais 2,4%, e o segundo um acréscimo de 24 mil, mais 1,8%".
A receita média mensal por cliente atingiu os 42,28 euros nos primeiros três meses de 2016, o que representa mais 5,4% do que no primeiro trimestre de 2015.
Em termos de mercado, a Meo lidera com uma quota de clientes de serviços em pacote que atinge os 40,4%. A Nos está em segundo lugar e a uma curta distância da Meo. A operadora liderada por Miguel Almeida tem uma quota de mercado de 39,7%. Em terceiro lugar está a Vodafone, a uma distância significativa dos concorrentes. A empresa liderada em Portugal por Mário Vaz tem uma quota de mercado de 14,5%. Porém, "a Vodafone foi o operador que mais aumentou a sua quota de subscritores no primeiro trimestre de 2016". Nota ainda para o facto de o grupo Apax – que detém as marcas Cabovisão e Oni - ter uma fatia de 5,4% do mercado.
Olhando para as receitas, os lugares ocupados pelas operadoras mantêm-se. No entanto, com percentagens diferentes. Assim, a Meo continua a liderar mas com 43,5% da quota, seguida pela Nos, que tem 39,4%, e pela Vodafone, com 12,4%. O grupo Apax tem uma quota de 4,5%.
"Nos dois casos, clientes e receitas, o grupo Nos liderava nas modalidades 2P,3P e 4P, enquanto a Meo liderava na modalidade 5P", salienta a Anacom.