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77% das famílias portuguesas tem pacotes de telecomunicações

77% das famílias portuguesas tem pacotes de serviços de telecomunicações, sendo que a modalidade preferida é o "triple play", detido por 42,5% dos agregados, segundo a Anacom. Em segundo lugar surge a tipologia que mais tem crescido, o "quintuple play" com 36,4% dos agregados.

Miguel Baltazar/Negócios
02 de Setembro de 2015 às 16:33
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Os dados divulgados esta quarta-feira, 2 de Setembro, pela Anacom mostram que 77% das famílias portuguesas tem pacotes de serviços de telecomunicações. Segundo a Anacom, a tipologia de serviços mais utilizada é o "triple play" (serviço integrado de televisão, internet e telefone fixo), representando a escolha de 42,5% dos agregados familiares. A segunda opção mais escolhida é o "quintuple play" (televisão, internet, telefone fixo, comunicações móveis e internet móvel), que é também a modalidade que mais tem crescido.

 

Os números apresentados pela Anacom são relativos ao final do segundo semestre deste ano, data em que existia em Portugal um total de 3,1 milhões de subscritores de pacotes de telecomunicações. Este número representa um acréscimo de 2,6% de subscritores face aos primeiros três meses deste ano e um crescimento de 12,7% face ao período homólogo.

 

No entanto, o crescimento de subscrições de pacotes de telecomunicações entre Abril e Junho de 2015 deveu-se, essencialmente, à evolução registada ao nível dos pacotes "quadruple play" (televisão, internet, telefone fixo e comunicações móveis) e "quintuple play", que passaram a representar uma parcela de 40% do total de clientes. Estas duas modalidades beneficiaram de um crescimento de 7,5% no segundo trimestre e de 94% face ao mesmo período do ano passado. Este aumento resulta, "em parte", segundo sublinha a Anacom, do "upgrade" dos pacotes de "triple play" que estavam já subscritos pelas famílias.

 

Assim, esta evolução determinou também uma redução dos clientes de pacotes "triple play" que contam actualmente com um total de 1,324 milhões de subscritores. Entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, o número de subscrições daquela tipologia de serviço caiu 0,9%, enquanto face ao período homólogo se verificou uma queda de 14%.

 

Altice detém a maior quota de mercado

 

A francesa Altice, accionista da MEO e também ainda accionista da Cabovisão, detinha a maior quota de mercado no final do segundo trimestre. O grupo Altice, que está a três semanas de atingir a data limite para a venda da Cabovisão e da Oni, possuía uma quota de mercado divida entre os 42,4% da MEO e os 6,4% da Cabovisão. A Nos, com uma fatia de 38,8% do mercado de pacotes de telecomunicações, ocupa a segunda posição, seguida da Vodafone com uma quota de mercado de 12,4%.

 

A liderança de mercado por tipologia de serviço também é claramente dominada pelos franceses da Altice, que lideram no "double play", no "triple play" e no "quintuple play". A Nos lidera no que diz respeito aos pacotes de "quadruple play".

 

O volume de receitas relacionadas com pacotes de telecomunicações foi de 737 milhões de euros até ao dia 30 de Junho, com uma receita média mensal por subscritor, durante o segundo trimestre, de 40,48 euros. Também no que concerne às receitas a Altice domina com uma quota de 51,8%, em que 45,8% provêm da MEO e 6% da Cabovisão. Segue-se a Nos com uma fatia de 37,7% do total de receitas e a Vodafone com 10,5%.

 

A Anacom faz ainda referência a um barómetro de telecomunicações da Marktest, segundo o qual perto de 68% dos subscritores afirma não pretender mudar de prestador de serviços, valor que representa uma subida de 3,4 pontos face aos primeiros três meses deste ano. Por outro lado, o estudo da Marktest refere que 6,4% dos subscritores estão disponíveis para mudar de operador nos próximos três meses.

 

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