Notícia
Oi deverá preferir proposta da Altice
A operadora de telecomunicações brasileira deverá optar pela proposta da Altice, ainda que os fundos Apax e Bain tenha apresentado uma proposta 50 milhões superior. Isabel dos Santos estará fora da equação porque a Oi prefere um accionista que não interfira no processo de reestruturação, avança o jornal Valor Econômico.
A Oi deverá optar pela proposta que finalize a compra da PT Portugal mais depressa e cujos investidores não se intrometam no processo de reestruturação que está a ser implementado. Assim, de acordo com a publicação brasileira Valor Econômico, que não cita onde obteve a informação, os franceses da Altice deverão ser os escolhidos.
O jornal diz que a Oi está com pressa para concluir a operação e, por isso, deverá optar pela Altice. Por isso e porque quer vender os activos em Portugal a um investidor que represente encaixe financeiro mas também que não interfira no processo de reestruturação em curso.
A Altice foi a primeira a apresentar uma proposta de compra da PT Portugal, avaliando a empresa em 7,025 mil milhões de euros, dos quais 800 milhões estão dependentes de alguns objectivos futuros. Os fundos Bain e Apax também apresentaram uma oferta pela PT Portugal, avaliando a empresa em 7,075 milhões de euros, mais 50 milhões do que os franceses, mas também fazem depender o valor final de alguns objectivos. Ainda hoje, a Bloomberg revela que os fundos vão submeter a proposta a de 28 de Novembro.
Entretanto a Oi já terá deixado claro que quer os 7 mil milhões limpos, sem estarem dependentes de objectivos.
Proposta de Isabel dos Santos estará a ser afastada
A Oi deverá rejeitar a proposta de Isabel dos Santos pela PT SGPS, empresa que detém 39% do capital da brasileira. Isto porque a empresária representa um risco em relação ao processo de reestruturação que já está em curso. Mesmo depois de Isabel dos Santos ter retirado e modificado algumas das propostas que constam na oferta pública de aquisição (OPA) lançada sobre a cotada, adianta a mesma publicação.
O Valor Econômico adianta que, de acordo com a convicção de alguns executivos da Oi, Isabel dos Santos terá tido uma ajuda de Zeinal Bava na proposta de compra da PT SGPS. Uma informação que o Negócios sabe que não corresponde à verdade.
Isabel dos Santos prepara oferta pela PT Portugal com a Sonae?
A Mergermarket noticia que Isabel dos Santos estará a preparar uma oferta, através da Zopt, pela PT Portugal. A Zopt é accionista da Nos, com 50,01% do capital e é detida em partes iguais por Isabel dos Santos e Sonaecom, cada um com 50%.
O interesse na PT Portugal tinha sido já admitido a 5 de Novembro, quando a Zopt disse poder estar interessada em envolver-se numa solução que defenda o "interesse nacional" na PT Portugal.
(Notícia actualizada às 13h50 com mais informação, dando conta que Zeinal Bava não ajudou Isabel dos Santos na oferta sobre a SGPS)