Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nos foi a única operadora a crescer na banda larga móvel até Março

O tráfego de internet através do telemóvel aumentou 8,8% no primeiro trimestre do ano, segundo a Anacom. A Meo continua a liderar o segmento, apesar de a Nos ter sido a única operadora a aumentar o número de clientes.

Bloomberg
16 de Junho de 2016 às 14:06
  • ...

A popularidade dos smartphones tem gerado um aumento do tráfego de internet móvel. Nos três primeiros meses do ano o consumo de bada larga móvel em Portugal aumentou 2,5%, com o tráfego através do telemóvel a crescer 8,8% face ao trimestre anterior, de acordo com os dados da Anacom divulgados esta quinta-feira, 16 de Junho.

Os telemóveis representam já 41,9% do total do consumo de internet móvel, um valor explicado pelo aumento do número de utilizadores de smartphones que, durante o período em análise, já representavam sete em cada 10 utilizadores de telemóveis segundo os dados da Marktest.

De Janeiro a Março deste ano o número de utilizadores que efectivamente usaram internet em banda larga móvel atingiu 5,5 milhões no primeiro trimestre, mais 0,3% face ao trimestre anterior e mais 10,1% do que no período homólogo.

Deste total, 5 milhões acedem através de telemóvel e 549 mil acedem através de tablets ou computadores. "Em termos médios, o consumo por cliente/mês foi de 1,42 GB", detalha o regulador do sector de telecomunicações.

No que toca às quotas de mercado, a Meo continua a ter o maior número de clientes com 43,6%, seguindo-se a Nos com 29,9% e a Vodafone com 26,4%. A Lycamobile fechou o trimestre com a quota inalterada registando 0,2%.

No entanto, a Nos foi a única operadora a aumentar a quota de mercado, tendo registado uma melhoria de 5,2 pontos percentuais face ao primeiro trimestre do ano anterior, enquanto operadora da Portugal Telecom perdeu 0,9 pontos percentuais e a Vodafone 4,3 pontos percentuais.

Tendo em conta só o tráfego de internet móvel," a Nos tinha a quota mais elevada (37,2%), seguindo-se a Vodafone e a Meo, com 34,3% e 28,5%, respectivamente", de acordo com os dados da entidade liderada por Fátima Barros.

A Cabovisão e a Oni ainda não integram a lista de operadores com banda larga móvel, mas no final do ano passado pediram uma licença à Anacom para o lançamento de um operador móvel virtual, estando já a contactar os clientes para aderirem a esta oferta.

Quanto à banda larga fixa, o número de acessos também aumentou 1,9% face ao trimestre anterior e 9,2% em termos homólogos, para 3,2 milhões. Um crescimento impulsionado pelo aumento das ofertas de pacotes de serviços que no final de Março representariam 96,7% do total de clientes de internet fixa.

Relativamente às quotas de acessos fixos, e para o mesmo período, "a Meo diminuiu 4,1 pontos percentuais (43,1%), o grupo Nos aumentou a sua quota em 1,9 pontos (36,9%) e a Vodafone subiu a quota em 3,2 pontos percentuais (15,5%)", avança a Anacom. O Grupo Apax (dono da Cabovisão e Oni) fechou o trimestre com uma quota de 4,3%.

 

No total, "o tráfego médio mensal por acesso à Internet em banda larga em local fixo foi de 57,9 GB", acrescenta o regulador.

No primeiro trimestre do ano as receitas provenientes do serviço de acesso à internet fixo totalizaram 416,6 milhões de euros, um aumento d 16% face ao período homólogo.

Os proveitos do segmento móvel seguiram a mesma tendência tendo aumentado 10,2% para 81,7 milhões de euros

Ver comentários
Saber mais Anacom Vodafone Portugal Telecom Fátima Barros Meo Nos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio