Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Itália pode considerar “estratégico” o acesso à rede fixa da Telecom Italia

A rede de telecomunicações da Telecom Italia poderá vir a ser considerada “estratégica” pelo governo italiano, que terá um decreto-lei preparado para aprovar em reunião do conselho de ministros.

27 de Setembro de 2013 às 13:33
  • 1
  • ...

O governo liderado por Enrico Letta estará a preparar-se para aprovar um decreto-Lei que considera as redes de telecomunicações com obrigação de serviço universal “estratégicas” para o país.

 

O Executivo contorna assim a impossibilidade de deter uma participação com direitos especiais na Telecom Italia, criando um direito especial para o Estado que diz respeito somente ao da rede fixa da empresa. Contudo, esta decisão poderá não constituir uma restrição directa no controlo da operadora.

 

O ministro dos Transportes, Maurizio Lupi, afirmou à rádio Anch’io que “é importante distinguir entre a rede e a gestão do serviço. A segunda é absolutamente livre, enquanto a primeira tem obviamente de permanecer sob o domínio público.”

 

A analista do Bernstein Research, Robin Bienestock, defende, em nota de “research” publicada esta manhã, que a alteração à lei “não preocupa” a unidade de análise. Sem questionar a introdução da alteração à lei sobre a rede fixa, o banco de investimento diz que não há nada a temer relativamente ao reforço do poder do governo.

 

O facto de a operadora estar na eminência de receber um corte de “rating” e a necessidade de melhorar a rede fixa da operação deverão impedir o governo – já de si “extremamente precário” – de vetar uma eventual tomada de controlo sobre a operadora italiana.

Ver comentários
Saber mais telecomunicações Telecom Italia Telefónica Itália
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio