Notícia
Credores contra plano de recuperação da Oi
Está a crescer o número de detentores de dívida da Oi que se está a juntar ao grupo de credores que contesta o plano de recuperação judicial da operadora brasileira.
O plano de recuperação judicial da Oi está a enfrentar uma crescente oposição. De acordo com a Bloomberg, o grupo que contesta o plano da empresa brasileira já junta credores com mais de 2 mil milhões de dólares em dívida da Oi.
Estes credores, que estão a ser assessorados pela norte-americana Houlihan Lokey, também estão contra as posições defendidas pela Moelis, instituição que em nome dos credores negociou o processo de reestruturação da dívida da Oi. Negociações que não chegaram a bom porto e obrigaram a Oi a avançar com um pedido de recuperação judicial.
A Moelis, segundo a Bloomberg, representa cerca de 70 investidores que detêm cerca de 4 mil milhões de dólares em obrigações da Oi. A proposta desta instituição passava por converter a dívida em capital de forma a aumentar a posição dos credores para 95% do capital.
No grupo de credores que está a fazer oposição ao plano de recuperação judicial da Oi estão investidores institucionais, como o "hedge fund" Aurelius Capital Management, mas também de retalho.
John Gallagher, porta-voz do Houlihan, disse à agência de notícias que o número de membros deste grupo deve continuar a crescer.
A Oi, detida em 23% pela Pharol, apresentou a 20 de Junho o maior pedido de recuperação judicial da história do Brasil, perante uma dívida total de 65,4 mil milhões de reais (17 mil milhões de euros), para evitar a falência.
A operadora convocou para dia 22 de Julho uma assembleia-geral extraordinária para ratificar o pedido de recuperação judicial entregue para tentar manter a continuidade do negócio.