Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Receitas da dona do Meo caíram 4,1% em Portugal para 2,5 mil milhões

No ano passado a PT Portugal registou 2,4 mil milhões de receitas, uma queda de 4,1% face a 2013. O EBITDA alcançou 1.053 milhões, equivalente a uma margem de 38.7%.

Miguel Baltazar/Negócios
27 de Março de 2015 às 22:01
  • 1
  • ...

A dona do Meo registou 2,4 mil milhões de euros de receitas operacionais em Portugal no ano passado, o que traduz um decréscimo de 4,1%, mas uma queda inferior ao mercado (-4,8%) segundo o comunicado enviado à CMVM esta sexta-feira, 25 de Março.

 

Em termos consolidados as receitas ascenderam a 2,7 mil milhões de euros e o EBITDA (resultados antes de juros, impostos e amortizações) alcançou 1.053 milhões, equivalente a uma margem de 38,7%.

 

Durante o mesmo período a dona do Meo investiu um total de 328,6 milhões de euros, um valor que corresponde a 13,4% das receitas.

 

O resultado operacional consolidado ascendeu a 233 milhões de euros, o que compara com 191 milhões de euros em 2013 (+21,9%).

 

"Excluindo o efeito da aquisição dos negócios em Africa e Timor ocorrida em Maio de 2014, o resultado operacional consolidado de 2014 teria sido de 201 milhões de euros, um crescimento de aproximadamente 5% face a 2013", detalha a operadora liderada por Armando Almeida.

 

No campo operacional a dona Meo fechou 2014 com mais de 13 milhões clientes, dos quais 3,5 milhões do mercado de convergência, " um número muito importante tendo em conta a evolução do mercado para este segmento", sublinhou Armando Almeida, presidente executivo da PT Portugal num encontro com jornalistas na sexta-feira. No total, a Meo aumentou a quota de mercado em 0,3 pontos percentuais para 49,3%.

 

Tendo em conta alguns items contabilísticos não recorrentes relacionados com a combinação de negócios com a Oi e a venda da operação em Portugal à Altice a PT Portugal registou perdas de 2,5 mil milhões de euros.

 

Por segmento,  no ano passado a Meo reforçou a liderança no mercado de convergência (pacotes de serviços) atingindo uma fatia de 44%, mais 6 pontos percentuais do que o segundo operador. Segundo a PT Portugal, que em breve deverá passar para as mãos do grupo francês Altice, este crescimento do número de clientes esteve "assente no sucesso das ofertas convergentes, principalmente no M4O e M5O, que superaram os 3,6 milhões de RGUs (serviços contratados)".

 

No segmento fixo o Meo continua a ser líder na banda larga e na voz com quotas de mercado de 49% e 54%, respectivamente, de acordo com os dados divulgados pela operadora.

 

No mercado móvel o Meo também ocupa o primeiro lugar com 8 milhões de clientes, o que equivale a uma fatia de 47% do total do segmento.

 

Para este resultado contribuiu o aumento do número de clientes pós-pagos que representam 49% da base total do segmento móvel, um aumento de 12 pontos percentuais face ao ano anterior.  "Este crescimento está associado ao sucesso inequívoco das ofertas convergentes que continuam a promover a passagem de clientes pré-pago para pós-pago", sublinha a PT Portugal.

 

Na televisão, o único segmento onde não ocupa o primeiro lugar, reforçou a quota para 42%, tendo somado 1.412 milhões de clientes no final de 2014, um aumento de 7,4%. 

 

(Notícia actualizada no dia 28 de Março com mais informação)

Ver comentários
Saber mais PT Portugal telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio