Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

British Telecom quer comprar operadora móvel e O2 da Telefónica pode ser opção

A Telefónica poderá vir a vender a O2 à British Telecom, em troca de uma participação na operadora britânica. Isto significaria o regresso da British Telecom (BT) aos móveis. A Telefónica já confirmou estar em negociações com a British Telecom.

24 de Novembro de 2014 às 10:53
  • 1
  • ...

A Telefónica e a British Telecom poderão realizar uma parceria estratégica, através da qual a operadora espanhola vende a operação móvel britânica, a O2, à British Telecom. O negócio é esta segunda-feira, 24 de Novembro, noticiado pelo jornal El Confidencial.

 

O site espanhol revela, ainda, que em troca a Telefónica ficaria com 20% da British Telecom (BT).

 

César Alierta (na foto) reforçaria, assim, a posição da Telefónica num panorama de consolidação do sector das telecomunicações a nível mundial. O El Confidencial diz mesmo que as negociações estão avançadas. A Telefónica, em comunicado, já confirmou haver negociações, mas numa fase preliminar. "Não existindo, portanto, certeza de que uma transacção possa chegar a acontecer".

 

A British Telecom já reagiu, admitindo que recebeu expressões de interesse para a eventual aquisição de operadores móveis. "Recebemos expressões de interesse de accionistas em dois operadores móveis, um dos quais a O2, para um possível negócio, no qual a BT adquiriria uma operação móvel", disse a operadora britânica esta segunda-feira, garantindo que as negociações estão numa fase preliminar. 

 

Num mercado em que cada vez mais os consumidores querem comprar ofertas convergentes (com fixo e móvel), a BT precisa de uma operação móvel e a O2 de uma fixa. A Telefónica, no Reino Unido, praticamente só tem a operação móvel da O2, que tem 24 milhões de clientes. O negócio fixo é residual.

 

A O2 resultou, aliás, de um processo de cisão da British Telecom. Em 2001, foi votada a cisão da operação móvel, ainda com a designação Cellnet, tendo sido relançada, com a designação O2, no ano seguinte. Em 2007, a Telefónica comprou a empresa.

 

Agora a aquisição da O2 pela BT seria o regresso ao negócio móvel.

 

Não é, no entanto, a primeira vez que BT e Telefónica jogam no mesmo tabuleiro. E há uns anos esse jogo aconteceu, mesmo, por via da PT. A Portugal Telecom fez uma aliança estratégica com a BT e com a Telefónica. Ambas tornaram-se accionistas de referência da PT em 2000 e nessa altura chegou a falar-se de uma possível fusão entre BT e Telefónica, o que não veio a acontecer.

 

As acções da BT estão a subir 3,42% para 393,00 pence, tendo chegado a subir mais de 4%. Já a Telefónica avança 1,32% para 12,635 euros. 

 

(Notícia actualizada com o comunicado da Telefónica)

Ver comentários
Saber mais telecomunicações telefónica o2 british telecom portugal telecom
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio