Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Anacom opta por solução interna para substituir administrador

A directora de regulação jurídica é o nome proposto para o conselho de administração da Anacom, em substituição de Filipe Boa Baptista, que já terminou o mandato em Novembro. Isabel Rodrigues de Areia vai ser ouvida no Parlamento.

Bruno Simão/Negócios
16 de Julho de 2015 às 10:03
  • ...
O Governo propôs o nome de Isabel Rodrigues de Areia, directora de Regulamentação e Assuntos Jurídicos da Anacom, para a administração deste regulador. 

Isabel de Areia vai ser ouvida esta quinta-feira, 16 de Julho, pelo Parlamento, ao abrigo da Lei Quadro dos Reguladores que determina uma audição parlamentar antes da formalização da nomeação. A audição não tem carácter vinculativo.

Depois de ouvida pela Assembleia da República é que Isabel da Areia poderá passar da direcção jurídica para a administração da Anacom liderada por Fátima Barros (na foto).

Isabel de Areia vai substituir Filipe Boa Baptista, cujo mandato terminou em Novembro e que estava a aguardar substituição para sair do regulador.

Filipe Boa Baptista ainda tinha sido nomeado pelo Governo de José Sócrates para a administração da Anacom. Isabel de Areia é nomeada, à semelhança da restante equipa da Anacom, pelo Executivo de Passos Coelho. A escolha é feita quase no limite, já que depois de convocadas as eleições pelo Presidente da República o Governo deixa de poder fazer nomeações.

Isabel de Areia entra na administração da Anacom já abrangida pelas novas regras da Lei Quadro dos Reguladores, que determina uma representação mínima de cada género de 33%. Ora, como à excepção da presidente Fátima Barros os restantes elementos da Anacom são homens, a escolha da nova vogal teria necessariamente de ser do sexo feminino.

Este não foi o primeiro nome que passou pela Cresap para substituir Filipe Boa Baptista. 

Isabel de Areia fará um mandato de seis anos. A restante administração da Anacom, composta por Fátima Barros (presidente), José Perdigoto (vice-presidente), João Confraria e Hélder Vasconcelos, tem mandato para cinco anos.
Ver comentários
Saber mais anacom filipe boa baptista isabel rodrigues de areia administração fátima barros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio