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Portugueses estiveram mais “ligados” às marcas nas redes sociais

Os portugueses estiveram mais “ligados” às marcas nas diferentes redes sociais, em Março, face ao mês anterior, segundo o “Social Marketing Report” da Socialbakers.

16 de Abril de 2014 às 19:34
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As 20 principais marcas presentes das redes sociais, em Portugal, aumentaram o número de interacções com os seus fãs nas três principais redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube, de acordo com o estudo “Social Marketing Report” da Socialbakers, relativo ao mês de Março.

 

Em Portugal, o Facebook continua a ser a rede com maior número de fãs e, em Março, as 20 principais marcas presentes nesta rede social, em Portugal, registaram em média quase 578 mil fãs, com uma média de 54 posts.

 

Estes números representam um crescimento de mais de 10 mil fãs, face a Fevereiro, e um incremento em média de mais 10 posts.

 

O maior crescimento ocorreu no Twiter, onde o número de seguidores das Top 20 marcas em Portugal aumentou de uma média de 4,3 mil, em Fevereiro, para mais de 7,3 mil em Março. Aqui também o número médio de “tweets” aumentou de 69 em Fevereiro, para 117 em Março.

 

Por fim o Youtube, as Top 20 marcas fecharam Março, com 4,1 mil seguidores, com uma média de 4 posts, valores que comparam com 3,7 mil seguidores de Fevereiro e os mesmos 4 posts.

 

Por indústria, as marcas de moda continuam a acolher o maior número de fãs em Março, seguindo-se as marcas ligadas à alimentação, logo precedidas pelo retalho.

 

Quanto a marcas concretas, o mês de Março não trouxe grandes alterações. O Meo e a Rádio Comercial continuam a liderar as Top 5 das marcas e dos media do Facebook.

 

Nas 5 maiores marcas no Facebook, o Meo terminou com 1,229 milhões de fãs, um número que compara com os 1,226 milhões de Fevereiro. Seguindo-se a Samsung Portugal e o Chef Online (marca do Continente). A fechar o top mantém-se a Worten e a Vodafone Portugal.


No Top das 5 maiores empresas de media, depois da Rádio Comercial que se manteve em número e que passou de cerca 916 mil fãs, em Fevereiro, para cerca de 945 mil, em Março, seguiu-se a RFM e a Cidade FM. A fechar o TOP, está a MTV e a MTV Portugal.

 

As mudanças ocorreram na posição das marcas que estão TOP 5 no Twitter. O Twitter da TIM Ajuda, perfil de atendimento ao cliente da operadora TIM, entrou directamente para o primeiro lugar quer em termos de seguidores, como de interacções, destornando a Portugal Telecom e o MEO que estavam em número 1, em Fevereiro, respectivamente.

 

A TIM Ajuda terminou o mês de Março com mais de 51 mil seguidores e mais de 19 mil interacções, em Portugal. O Meo passou para segunda posição em termos de seguidores, com 16,9 mil, estando em terceiro a TAP com 16,7 mil.

 

Quanto a interacções, o Meo ficou com a segunda posição, tendo fechado com cerca de 2,3 mil interacções, seguindo-se o Moche com 754 interacções destornando o pepecar (uma página de aluguer de carros em Espanha) que estava na segunda posição em Fevereiro.

 

No Youtube também houve alterações no posicionamento das marcas. No top 5 das marcas por visualização de “upload” de video, a Optimus continua na liderança com mais de 11,3 milhões de visualizações, ligeiramente acima do mês anterior.

 

O OLX garantiu a manutenção na segunda posição com cerca de 8,3 milhões de visualizações, valor que compara com os 7,9 milhões de Fevereiro.

 

Na terceira posição, o Canal Zon conquistou a terceira posição, destornando o Meo. O Canal Zon  fechou o mês passado com mais de 6,8 milhões de visualizações, contra os 5,9 milhões de Fevereiro.


O Meo passou, em Março, para a quarta posição com 6.7 milhões de visualizações e o ranking fecha com a Vodafone Portugal, com 6,1 milhões de visualizações.

 

Quanto ao número de subscritores, a campanha da Optimus WTF continua a liderar com 36,8 mil, ganhando fãs, uma vez que Fevereiro tinha fechado com cerca de 34 mil. A Optimus também segurou a segunda posição com 5,9 mil subscritores, seguindo-se o Meo com 4,9 mil, a TAP com 4,3 mil e o NikeFottballPortugal com 3,5 mil.

 

O Socialbakers também analisou os “posts” mais populares no mês de Março. E no mês passado, a campanha da Samsung para ganhar um Samsung Galaxy S5 ganhou, com 17 mil interacções, mais de 8 mil “likes”, quase mil comentários e quase 8 mil partilhas.

 

Outra das campanhas em evidência é da Moche, da Meo, com 11 mil interacções, quase 10 mil likes, mais de 100 comentários e mais de 600 partilhas. E apesar dos números serem inferiores ao da Samsung, a taxa de envolvimento foi superior (1.77%) à da marca de telemóveis sul coreana (1.66%).

 

Mas no top do envolvimento ficou o vídeo partilhado pela Superbook no Facebook, com 10 mil interacções, quase 8 mil likes, mais de 500 comentários e quase 2 mil partilhas. A taxa de envolvimento superior a 2%.

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