Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tetris, há 30 anos a encaixar peças

Passados 30 anos desde a programação do famoso jogo de encaixe de peças, o Tetris continua presente nas plataformas de jogo mais sofisticadas.

3.º Game boy
Negócios 06 de Junho de 2014 às 13:26
  • 1
  • ...

A 6 de Junho de 1984, o programador russo Alelkséi Pázhitnov lançava um dos jogos mais populares de todos os tempos sem estar consciente da repercussão que iria ter. O Tetris original foi programado para a consola soviética Electronika 60, mas, três décadas mais tarde, o jogo estava disponível em quase todas as plataformas de entretenimento digital.

 

A lenda diz que Pázhitnov demorou apenas uma tarde a programar o jogo, depois de determinar a sua lógica. O programador inspirou-se nos puzzles e criou a sua própria versão do quebra-cabeças à base de "tetraminós".

 

Pouco tempo depois de ser lançado, o jogo começou a ganhar popularidade até que chegou às mãos de Vladim Gerasmov, de 16 anos na altura, colega de Pázhitnov na Academia de Ciências da União Soviética. Gerasmov reprogramou o jogo para o IBM PC para distribuí-lo gratuitamente na Hungria, onde programadores húngaros o adaptaram para Apple II e Commodore 64.

 

Estas versões húngaras, por sua vez, captaram a atenção de Robert Stein, então presidente da empresa de softwares britânica Andromeda. Inicialmente, Robert Stein pensara em comprar os direitos da versão para computador de Pázhitnov e dos programadores húngaros, mas acabou por vendê-los, mesmo sem lhe pertencerem, à britânica Mirrorsoft e à norte-americana Spectrum Holobyte.

 

Em 1987, o Tetris começa a comercializar-se na Europa e nos Estados Unidos com a frase "fabricado nos Estados Unidos da América, criado no estrangeiro", na sua identificação.

 

A popularidade do jogo foi aumentando e eram cada vez mais as empresas que se interessavam pela licença do jogo. Assim, a Mirrorsoft e a Spectrum começaram a vender sub-licenças às empresas interessadas, incluindo a Atari e a Nintendo.

 

A Atari fez uma primeira adaptação não-oficial para a Nintendo Entretainment System e a Nintendo, consciente do êxito do jogo, lutou pelos direitos que finalmente conseguiu. 

 

A Nintendo tinha maiores objectivos para o Tetris. A empresa japonesa estava a desenhar o que seria a primeira consola portátil: a Game Boy. Este dispositivo foi lançado em 1989 com o Tetris como jogo principal, o que expandiu a sua popularidade pelo resto do mundo.

 

Trinta anos mais tarde e depois de já ter passado por todas as plataformas, o popular jogo mantém-se presente nas consolas de última geração.

Ver comentários
Saber mais Tetris Mintendo Mirrorsoft Spectrum Alelkséi Pázhitnov artes cultura e entretenimento tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio