Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Telefónica e Vodafone garantem licenças de UMTS na Áustria

A Telefónica, empresa de telecomunicações espanhola e a Vodafone, empresa de telecomunicações britânica que controla a Telecel, garantiram duas das seis licenças de Universal Mobile...

04 de Novembro de 2000 às 11:18
  • ...
A Telefónica, empresa de telecomunicações espanhola e a Vodafone, empresa de telecomunicações britânica que controla a Telecel, garantiram duas das seis licenças de Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) leiloadas pelo Governo austríaco.

A empresa de telecomunicações espanhola detentora de cerca de 5% do capital da Portugal Telecom através da marca 3G Mobile, garantiu, na primeiro fase do leilão, uma licença de UMTS para operar no mercado móvel austríaco ao oferecer 118 milhões de euros (23,56 milhões de contos) por duas bandas de frequência.

A Vodafone, empresa que controla a Telecel, pelas mesmas bandas de frequência de terceira geração móvel propõe-se a pagar um montante de 113 milhões de euros (22,65 milhões de contos).

As restantes quatro licenças, correspondente a oito bandas de frequência, foram licitadas e ganhas pela Deutsche Telekom, pela Telekom Austria, pela Hutchison Whampoa e pela Connect Austria Gesellschaft fuer Telekommunikation.

A empresa de telecomunicações alemã irá pagar 120 milhões de euros (24 milhões de contos), enquanto a empresa de Hong Kong ofereceu 114 milhões de euros (22,854 milhões de contos). A Telekom Austria pagará 121 milhões de euros (24,258 milhões de contos), enquanto a empresa austríaca detida pela alemã E.On ofereceu como contrapartida monetária 120 milhões de euros (24,057 milhões de contos).

O Governo austríaco, nesta primeira fase do leilão, arrecadou 706 milhões de euros (141,54 milhões de contos), um valor abaixo do esperado pelos analistas.

As acções da Telecel encerraram nos 13,61 euros (2.728 escudos) a subir 1,26%, enquanto a PT encerrou nos 10,42 euros (2.089 escudos), sem registar qualquer variação face à cotação de fecho da sessão anterior.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio