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Serviços de "streaming" de música online são os que crescem mais rápido na indústria musical

Serviços como o Youtube e o Spotify registaram o mais rápido crescimento de receitas da indústria musical, ao atingirem os 1,2 mil milhões de dólares.

Bloomberg
08 de Abril de 2013 às 17:40
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Os serviços de “streaming” geraram 1,2 mil milhões de dólares (923 milhões de euros) em “royalties” e taxas de licenciamento, em 2012, depois de no ano anterior terem conseguido 700 milhões de dólares, segundo o Financial Times. Este segmento registou o mais rápido crescimento de receitas de toda a indústria musical.

 

No total, serviços como o iTunes, loja digital da Apple, o Spotify ou a rede social Youtube contribuíram em 20% para os 5,8 mil milhões de dólares gerados através de receitas digitais, que incluem os "downloads", em 2012. Em 2011, este segmento representou 13% das receitas digitais que somaram 5,4 mil milhões de euros.

 

Os downloads de música online continuam a representar a maior fatia das receitas de música obtidas através da Internet, porém tem-se verificado uma desaceleração do seu crescimento. Existem rumores de que a Apple, líder do sector, estará a desenvolver um serviço de “streaming”, segundo o FT.

 

Actualmente, os serviços de “streaming” contam com perto de 20 milhões de subscritores, mais 12 milhões do que os existentes em 2011, lembra o jornal britânico.

 

Os mercados emergentes, como México, Brasil e Índia estão a contribuir para o aumento das receitas da indústria musical. “Estamos a monetizar a actividade em territórios onde não tínhamos retorno graças a serviços como o Deezer e o Spotify que operam numa base global e aberta em novos países”, afirmou Albert Slendebroek, director geral da Armada Music, ao FT.

 

Estima-se que existam cerca de 500 serviços digitais de música, licenciados, em mais de 100 países.

 

As receitas com a venda de música cresceram no ano passado, pela primeira vez desde 1999, ao registarem um aumento de 0,3% para 16,5 mil milhões de dólares.

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