Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Está a HP a preparar-se para recuar 12 anos?

A Hewlett-Packard tem planos para dividir-se em duas empresas. Uma para a área dos computadores pessoais e para a área da impressão e outra companhia que ficará com o "hardware".

Bloomberg
06 de Outubro de 2014 às 14:54
  • 4
  • ...

A HP é hoje o resultado de uma grande fusão que aconteceu há 12 anos, a união da empresa de impressão Hewlett Packard e a fabricante de computadores Compaq, mas não só.

 

Foi durante a gestão de Carly Fiorina, uma das CEO mais emblemáticas da empresa, que a HP comprou a Compaq, em Maio de 2002, uma operação que muitos analistas consideraram que foi um erro. E seis anos depois, a compra da EDS foi um marco importante para a companhia norte-americana conhecida pelas suas impressoras, uma integração que ficou concluída já em 2010.

 

Já nas mãos de Meg Whitman e só em 2012 é que a HP decidiu unir realmente a sua unidade de impressão, um negócio mais rentável, com a divisão de computadores. No ano fiscal de 2013, a divisão de impressão (IPG) registou receitas de 55,9 mil milhões de dólares, cerca de metade das receitas totais da companhia.

 

Depois de todas estas integrações, a HP muda agora de estratégia e analisa a divisão de duas áreas de negócios, em duas empresas distintas.

 

Com a estratégia, como agora surgirá no mercado, será que é o recuar de uma visão de longo prazo que os accionista da empresa norte-americana tinham?

 

Talvez não, uma vez que são várias as fontes que avançam que a empresa continuará a consolidar e à procura de negócios que reforcem a sua estratégia.

 

Em breve a movimentação de aquisições poderá ir no sentido da EMC que caso se una à HP poderá criar uma empresa com um valor de mercado de 130 mil milhões de dólares.

 

Segundo a Bloomberg, a divisão vai significar que uma das empresas irá ficar com a área dos computadores pessoais e o negócio da impressão. A segunda firma ficará encarregue do segmento do hardware para empresas e de operações de serviço.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio