Notícia
HP afasta Walter Hewlett do conselho de administração
A Hewlett-Packard irá afastar Walter Hewlett do conselho de administração, após este ter sido contra a proposta de fusão da empresa com a Compaq, no valor de cerca de 25 mil milhões de dólares (27,78 mil milhões de euros).
«As suas recentes atitudes violaram novamente os princípios básicos de confiança e o seu relacionamento adverso minou a capacidade do conselho de efectivá-lo no quadro da empresa», divulgou em comunicado Sam Ginn, presidente do comité da administração.
Walter Hewlett e outros accionistas, que detêm cerca de 18% das acções da empresa, sempre manifestaram o seu descontentamento relativamente à fusão, alegando que esta «irá afectar os lucros» tornando a HP mais dependente do mercado de computadores pessoais.
O mesmo responsável referiu ainda que «eu e os membros do conselho de administração ficámos chocados quando horas depois (da votação no dia 19 de Março) Walter Hewlett interpôs uma acçõe judicial contra a empresa, continuando a sua acção contra a integridade da HP».
Hewlett alega que a HP actuou de forma inadequada para conquistar votos dos accionistas para aprovação da fusão, utilizando activos corporativos para «seduzir e coagir» instituições financeiras no sentido de apoiarem o negócio, segundo a mesma fonte.
Ele argumenta que a HP coagiu o Deutsche Bank para que muitos de seus votos fossem «sim» em vez de «não».
A HP seguia a cotar nos 17,73 dólares (20,12 euros) a cair 1,17%.