Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quem é a italiana que fala o português com açúcar?

O mercado das telecomunicações no Brasil está ao rubro. Enquanto duas grandes operadoras disputam a empresa de internet de banda larga, a Oi posicionou-se para adquirir a TIM. Quem é a segunda maior operadora do Brasil?

27 de Agosto de 2014 às 17:26
  • 2
  • ...

A TIM é o segundo maior operador de móvel de comunicações no mercado brasileiro e o seu ADN está em Itália. A sua origem remonta aos finais da década de 90, quando, em 1998, o Governo brasileiro transferiu para a Tele Celular Sul Participações a propriedade das companhias Telepar Celular, Telesc Celular e CTMR Celular e para a Tele Nordeste Celular Participações a propriedade das companhias Telpe Celular, Telepisa Celular., Teleceará Celular, Telern Celular, Telpa Celular e Telasa Celular.

 

É em 1999 que a Telecom Italia assume o controlo da operadora e arranca com o seu plano de investimento no Brasil.

 

Um passo significativo foi dado, no início do ano de 2001, quando a TIM adquire as licenças nas bandas D e E de telefonia móvel, passando a ser o único grupo autorizado a oferecer os serviços para todo o país. Um ano depois, a empresa lança a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communication), utilizada na Europa, ao contrário do que acontecia no Brasil, onde o CDMA é que vingava.

 

O grupo reestrutura as suas participações, em 2004, processo que é concluído em 2006, e um ano depois a TIM adquire a licença de telefonia fixa nacional e, ainda em 2007 adquire licenças 3G.

 

E é com a entrada de Luca Luciani, para CEO da empresa, em 2009 que a TIM reestrutura o seu negócio. Ano em que a operadora compra a Interlig. Dois anos depois, volta às compras e adquire AES Atimus, um activo que possui uma rede de fibra óptica de 5,5 mil quilómetros nas áreas metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Nessa altura surgem rumores de que a TIM estaria a preparar uma associação com a Vodafone ou a compra da GVT, operadora da Vivendi, que neste momento, está a ser disputada quer pela Telefónica, quer pela Telecom Itália.

 

Em 2012, Luciani é "obrigado" a sair da TIM, após os rumores de estar envolvido em fraudes na sua gestão à frente da Telecom Italia, onde também era executivo. Na época, os analistas mantinham alguma apreensão, uma vez que a empresa estava a acelerar a sua estratégia para atacar a liderança da congénere Vivo, então detida pela Telefónica e pela Portugal Telecom.

 

O administrador financeiro, Andrea Mangoni, toma os comandos da empresa, e em 2013 é um brasileiro nomeado para liderar a operadora. Rodrigo Abreu é o novo CEO da TIM Brasil.

 

O anúncio do novo presidente acontece ao mesmo momento em que a TIM comunica um aumento no seu plano de investimento para os próximos 36 meses.

 

Em vez dos 9,5 mil milhões de reais previstos, a TIM revela que investirá 10,7 mil milhões de reais no período. Segundo a operadora, mais de 90% desse valor será utilizado para acções de infraestrutura, como melhorias e ampliação da rede.

 

A empresa, no arranque da sua actividade escolheu o jogador de futebol brasileiro Ronaldo para ser o rosto da TIM, sob o slogan "Você sem Fronteiras". O slogan manteve-se mas agora são os Blue Man Group que figuram nas campanhas da operadora.

 

Os últimos número da companhia

 

A operadora informou que teve um lucro líquido de 366 milhões reais no segundo trimestre deste ano, representando uma queda de 5,2% face ao período homólogo. Já o lucro líquido acumulado no primeiro semestre deste ano foi de 738 milhões de reais, mais 6,7% do que o registado no mesmo período do ano anterior.

 

O EBITDA, entre Abril e Junho, atingiu os 1,331 mil milhões de reais, mais 8% do que o período homólogo.

 

A operadora detalhou que terminou o segundo trimestre com 74,2 milhões de assinantes, mais 2,8% do que no período homólogo, mas a quota de mercado caiu de 27,17%, para os 26,91%.

 

A TIM tem 30,2 milhões de utilizadores da tecnologia 3G, mais 76,5% do que o registado no homólogo. Este crescimento permitiu um aumento da quota de mercado de 24,41%, para os 25,52%.

 

Falando dos clientes 4G, a TIM chegou aos 990 mil utilizadores no segundo trimestre deste ano, um crescimento de 46,5% face ao mesmo período do ano anterior.

 

Quanto aos dados consolidados referentes a 2013, a operadora conta com mais de 270 milhões de clientes, com uma quota de mercado de 27,1%. A empresa emprega mais de 12,1 mil trabalhadores. 

Ver comentários
Saber mais Governo Telecom Italia Brasil Luca Luciani Vodafone GVT TIM Portugal Telecom TIM Brasil telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio