Notícia
"Scaleup" portuguesa com mais de 100 engenheiros vendida por alemães a alemães
Vendida pelo KI Group, com sede em Colónia, à também germânica Synvert, que está sediada em Münster, a Xgeeks quer fazer crescer a sua equipa “até 30%, em especial no Porto e em Viseu”.
Fundada em 2019, em Leiria, com apenas três engenheiros, a Xgeeks nasceu para "acelerar o sucesso de outras organizações através da implementação de tecnologias ‘cloud native’", com foco em DevOps, dados e produtos digitais.
Após ter passado toda a crise pandémica nas mãos do alemão KI Group, contando agora com "mais de uma centena de colaboradores nos escritórios de Leiria, Lisboa e Viseu, bem como a trabalharem remotamente na Área Metropolitana do Porto", a Xgeeks foi agora vendida à Synvert, que integra o portefólio da germânica Maxburg Capital Partners.
"A Xgeeks acaba de ser comprada pelo grupo alemão Synvert, com o objetivo de juntar a sua ‘expertise’ ao negócio focado na análise de dados", anuncia a empresa, esta quarta-feira, 18 de setembro, em comunicado, sem revelar o valor da transação.
A aquisição por parte da Synvert, grupo alemão de análise avançada de dados com presença na Alemanha, Croácia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Reino Unido e, agora, Portugal, "foi o mote para um ‘rebranding’ da ‘scaleup’ que quer fazer crescer a sua equipa de PEDD (product, engineering, design, and data) até 30% e reforçar a sua presença a nível nacional, com especial foco na zona Norte e Centro do país, em especial no Porto e em Viseu", avança a Xgeeks.
Para conseguir atrair e reter talento, a Xgeeks inclui na sua lista de benefícios "um modelo de trabalho ‘remote flexible’, 25 dias de férias, seguro de saúde para o colaborador e agregado de família, oferta de formação ilimitada, equipamento de escritório à escolha do colaborador, dias pagos de voluntariado, entre outras coisas", remata a empresa.
O anúncio da transação desta especialista em inteligência artificial e "cloud native" surge a propósito de a empresa ser a responsável pela atração para Portugal do Kubernetes Community Days, um evento internacional especializado em "cloud native" que vai trazer, nos dias 27 e 28 de setembro, 38 oradores internacionais à Alfândega do Porto e juntar mais de 350 especialistas de todo o mundo, promete a Xgeeks.
Um evento que conta com o apoio da AWS e OutSystems e oradores com presença confirmada como Ricardo Rocha, engenheiro português e "section leader" no CERN - o maior laboratório de física de partículas do mundo, na Suíça -, e Adriana Villela, embaixadora da Cloud Native Computing Foundation (CNCF).