Notícia
Opções de compra de ações funcionam como incentivo a trabalhadores de startups europeias
Num universo de 198 inquiridos, mais de um quarto dos empregados de empresas europeias em fase de arranque pensam que as suas opções de compra de ações lhes permitirão criar a sua própria empresa no futuro
Num inquérito efetuado pela Sifted a 198 trabalhadores de empresas em fase de arranque na Europa, mais de um quarto (26,3%) pensa que as suas opções de compra de ações lhes permitirão investir ou criar a sua própria empresa. Já 12,6% dos inquiridos referiu que o facto de possuírem opções vai permitir que acabem com uma quantia de dinheiro que vai mudar a sua vida.
O estudo comprovou que a promessa de opções incentiva efetivamente as pessoas a juntarem-se às empresas europeias em fase de arranque. Dos 91,9% de inquiridos que têm opções de compra de ações, mais de dois terços (67%) não teriam aderido à sua empresa se não lhes fossem oferecidas as opções.
Igualmente difícil a construir uma equipa de sucesso é ser capaz de reter talento numa empresa. Por esta razão, as empresas utilizam diferentes formas de incentivos, sendo uma delas a promessa de opções – uma opção dá ao trabalhador o direito de comprar ações da empresa a um preço fixo após um determinado período de tempo. Este tipo de incentivo tem ganho força em empresas do setor tecnológico, em startups, e não só.
O objetivo de tal incentivo é permitir que os colaboradores detenham uma parte da empresa, beneficiando diretamente do crescimento desta – à medida que a empresa cresce, o lucro pessoal dos trabalhadores também cresce. Isto permite também aos empregadores diminuir as taxas de rotação dos trabalhadores, o que pode fazer com que a empresa poupe dinheiro em custos de emprego e formação.
Ainda assim, os números registados no questionário levado a cabo pela Sifted trazem alguns avisos. 44,3% dos inquiridos disseram que a sua empresa não explicou como exercer as opções de compra de ações – o que pode influenciar os possíveis ganhos de trabalhadores que detenham opções.
Enquanto a maioria (58,6%) dos empregados de startups europeias sabe quanto valem as suas opções, apenas 60,6% dos inquiridos conhecem a última avaliação da sua empresa; 39,4% não sabem quanto valem as suas opções.
Estes números indicam que há ainda um grande caminho a percorrer em termos de educação sobre opções de compra de ações no ecossistema europeu de empresas em fase de arranque.