Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal no top 10 do ranking de “hubs” de startups do Financial Times

A Startup Braga ocupa o 7.º lugar e a Startup Lisboa - Unicorn Factory o 10.º, com a Casa do Impacto a ser a única da lista dedicada em exclusivo à capacitação e incubação de problemas sociais e ambientai. Portugal ocupa a 6.ªposição relativamente aos países com mais distinções.

Bloomberg
14 de Março de 2024 às 10:00
  • ...

Portugal ocupa o 6.º lugar do Europe’s Leading Start-Up Hubs 2024, um ranking que distingue os principais "hubs" de startups na Europa, elaborado pelo jornal britânico Financial Times em colaboração com a Statista, empresa alemã especializada em estatísticas e dados do mercado.

O Reino Unido é o país com mais "hubs" distinguidos (24), com Itália a surgir em ex-aequo com Portugal, ambos com seis "hubs".

 

Merecem destaque a Startup Braga e a Startup Lisboa - Unicorn Factory Lisboa, que ocupam o 7.º e o 10.º lugar deste ranking, respetivamente, e a Casa do Impacto (75.º), que é a única da lista dedicada em exclusivo à capacitação e incubação de problemas sociais e ambientais.

A Startup Braga e a Startup Lisboa - Unicorn Factory Lisboa, projetos idealizados pelas respetivas autarquias locais, e a Casa do Impacto, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, integram um ranking que conta com 125 entidades europeias.

Esta iniciativa distingue ainda as plataformas portuguesas Building Global Innovators (25.º lugar), Instituto Pedro Nunes (44.º) e Beta-i (124.º).

O ranking é liderado pela UnternehmerTUM, da Alemanha.

"A iniciativa Europe’s Leading Start-Up Hubs 2024 materializa-se numa publicação colaborativa entre o Financial Times, a Sifted e a Statista, destacando os principais hubs de startups na Europa em 2024, que fornecerá conhecimento inovador sobre o ecossistema empreendedor no Velho Continente, destacando as cidades, regiões e plataformas que mais se evidenciam no apoio ao desenvolvimento de novas empresas com impacto social", explicam a Startup Lisboa e a Casa do Impacto, em comunicado.

 

"A Europa apresenta hoje um cenário de startups que rivaliza com os Estados Unidos", consideram, referindo que, de acordo com a Sifted, cerca de 98 cidades do continente europeu já produziram pelo menos um unicórnio (negócio em fase inicial avaliado em mil milhões de dólares ou mais).

 

"Contudo, ainda é desafiante encontrar informação atualizada sobre os programas das incubadoras e aceleradoras de empresas em execução nestas localidades – e as suas taxas de sucesso", sublinham.

Assim, o Financial Times, com o seu parceiro de investigação Statista e o meio especializado Sifted, decidiram lançar um projeto de investigação para identificar os principais centros de startups da Europa em 2024, tendo para o efeito sido convidadas a participar mais de duas mil organizações e auscultados mais de 2.600 alumni.

Ver comentários
Saber mais startups hubs Europe’s Leading Start-Up Hubs 2024 financial times startup lisboa unicorn factory casa do impacto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio