Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lince Capital lidera investimento “supercloud” de 2,15 milhões na lisboeta Vawlt

A capital de risco presidida por Vasco Pereira Coutinho, que conta no seu portefólio com startups como a Sensei, Kencko, Bizay, Leadzai ou Bhout, liderou a ronda de investimento na Vawlt, que desenvolve uma solução para armazenamento da dados de longo prazo em “supercloud”.

Tiago Oliveira, Ricardo Mendes e Alysson Bessani, os fundadores da Vawlt.
Rui Neves ruineves@negocios.pt 12 de Março de 2024 às 10:00

Em Maio de 2019, Ricardo Mendes, Tiago Oliveira, Alysson Bessani e Bruno Santos Amaro, engenheiros de formação, com especializações na área da engenharia química, automação e sistemas e engenharia informática, fundavam a startup de cibersegurança Vawlt Technologies, uma "spin-off" da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

A Vawlt, que desenvolve uma solução para armazenamento de dados de longo prazo em supercloud (ou "cloud-of-clouds"), rapidamente atraiu a atenção de investidores, como as capitais de risco Shilling VC e a Armilar Venture Partners, a principal gestora de fundos de capital de risco em Portugal.

 

Entretanto, a Vawlt acaba de angariar 2,15 milhões de euros numa ronda de investimento "seed" (semente, para desenvolvimento de projetos em fase inicial), tendo já captado um total de três milhões de euros.

 

"A ronda contou com a participação de três novos investidores: a Lince Capital, que liderou a operação, a Basinghall e a Beta Capital, que também se envolveram ativamente", detalha a Lince, esta terça-feira, 12 de março, em comunicado.

 

Também participaram nesta ronda investidores já existentes da Vawlt, como a Armilar Venture Partners e a Shilling VC, assim como o investimento adicional de dois ex-executivos da Cisco e OVHcloud.

 

O financiamento agora obtido pela startup cedida em Lisboa deverá ser aplicado "na execução e expansão da estratégia de inovação dos seus produtos a nível global, tornando o armazenamento em ‘supercloud’ uma realidade para os seus clientes, e intensificando o suporte à rede de parceiros de canal".

 

A Vawlt planeia também reforçar a equipa nas áreas de desenvolvimento de negócio e de produto. A startup pretende, até ao final deste ano, mais do que duplicar o seu quadro laboral, que é atualmente constituído por sete profissionais, para "perto de 20 colaboradores", revelou fonte oficial da empresa ao Negócios.

 

O CEO da Vawlt manifesta o sue contentamento com a conclusão da nova ronda de investimento: "Estamos muito satisfeitos com esta notícia. É uma prova do nosso empenho em melhorar a proteção e a soberania dos dados, bem como a eficiência e a independência das empresas, que são conceitos cada vez mais relevantes no panorama global atual e futuro", considera Ricardo Mendes.

 

"Esta injeção de capital não só nos ajudará a expandir para novos mercados como reforçará o nosso apoio aos nossos parceiros, como também alimentará a inovação contínua do nosso produto para fornecer aos nossos clientes as melhores soluções para as suas necessidades", realça o CEO da Vawlt.

Já o CEO da Lince Capital destaca que, "numa era de crescentes preocupações com a segurança e privacidade de dados, a equipa altamente qualificada da Vawlt conseguiu materializar quase uma década de investigação num produto líder na área de ‘supercloud’, posicionando a empresa na vanguarda do armazenamento em ‘cloud’", afiança Vasco Pereira Coutinho.

 

Com a sua plataforma, a Vawlt quer garantir às empresas "o melhor de vários ambientes de armazenamento, desde as ‘clouds’ públicas, privadas e no ‘on-premises’", tendo criado "uma solução de armazenamento distribuído em supercloud para armazenamento de longo prazo, que permite níveis ímpares de privacidade, segurança e disponibilidade aos seus clientes".

 

Ver comentários
Saber mais Vawlt lince capital cibersegurança supercloud armilar beta capital sasinghall shilling vc Ricardo Mendes Tiago Oliveira Alysson Bessani vasco pereira coutinho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio