Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Evio de Matosinhos carrega 2,5 milhões de euros da Lince Capital e vai duplicar a equipa

A capital de risco liderada por Vasco Pereira Coutinho, que tem na sua carteira startups como a Sensei, Kencko, Bizay, Leadzai ou Bhout, liderou a ronda de investimento “seed” na Evio, que comercializa soluções integradas para o setor da mobilidade elétrica e de gestão de energia.

Rui Neves ruineves@negocios.pt 26 de Março de 2024 às 10:00

Após ter liderado, já este mês, as rondas de investimento na Vawlt e na Zeoos – que captaram 2,15 milhões e 1 milhão de euros, respetivamente -, a Lince Capital, capital de risco presidida por Vasco Pereira Coutinho, acaba de anunciar a liderança de uma ronda "seed" (semente, para desenvolvimento de projetos em fase inicial) no valor de 2,5 milhões de euros na Evio.

 

Com sede em Matosinhos, a Evio é uma startup que comercializa soluções integradas para o setor da mobilidade elétrica e de gestão de energia.

 

"A empresa desenvolveu uma plataforma SaaS, agnóstica e escalável, que disponibiliza serviços totalmente integrados para vários dos intervenientes ao longo da cadeia de valor do ecossistema de carregamento de veículos elétricos (VE’s), abrangendo os utilizadores dos VE’s (através de uma mobile app), mas também os gestores de frotas e de infraestruturas de carregamento (através de uma web app)", explica a Lince Capital, em comunicado.

 

Assim, entre os vários serviços de mobilidade elétrica que a Evio presta de forma integrada, "incluem-se a gestão inteligente de frotas, gestão de postos de carregamento, disponibilização de serviços de carregamento em espaços de estacionamento públicos e privados, quer em Portugal, quer noutros países", realça a capital de risco, adiantando que, em território nacional, a Evio é também comercializadora de eletricidade para a mobilidade elétrica, "disponibilizando eletricidade 100% verde".

 

O investimento angariado irá permitir à empresa "acelerar o processo de expansão comercial e continuar a investir significativamente em inovação e desenvolvimento da sua plataforma tecnológica", prevendo também quase duplicar a sua equipa, "dos atuais 30 para 57 colaboradores durante 2024", adiantou fonte oficial da empresa ao Negócios.

 

"Apesar de relativamente recente, o setor da mobilidade elétrica está a crescer de forma exponencial, muito também devido à sua interseção natural com outros setores gigantes e já bem estabelecidos, tais como o energético e o automóvel", começa por afirmar Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital.

 

"Os fundadores da Evio perceberam que o crescimento da produção e da procura de veículos elétricos requer soluções inovadoras, tanto na vertente das infraestruturas de carregamento, como também na de gestão de frota", considera Vasco Pereira Coutinho, afiançando que "o posicionamento único e integrado da Evio é essencial para dar resposta a esta necessidade crescente e, dessa forma, continuar a aumentar a sua quota de mercado e estabelecer-se como uma plataforma de referência no setor da mobilidade elétrica".

 

Já para o CEO da Evio, este investimento da Lince Capital "marca um momento importante" para a empresa. "Estamos entusiasmados por acelerar não apenas a nossa expansão, mas também por impulsionar a inovação contínua que define a nossa plataforma", sublinha Carlos Almeida.

"Este aporte financeiro reforça a nossa missão de liderar a transformação no ecossistema de mobilidade elétrica, oferecendo soluções que não apenas atendem às necessidades atuais do mercado, mas também antecipam os desafios futuros. Com o apoio da Lince Capital iremos expandir nossa equipa e solidificar a nossa posição num setor em rápida evolução", promete o CEO da startup sediada em Matosinhos.

 

De resto, merece destaque o facto de a Evio ter recentemente disponibilizado recentemente "uma nova gama de produtos white label que permite a outras empresas lançarem-se rapidamente na mobilidade elétrica com a sua própria marca", assegura, dando como exemplos as recentes parcerias estabelecidas com o Automóvel Clube de Portugal (ACP), que resultou no lançamento da aplicação ACP Electric, que "permite a todos os sócios e público em geral carregarem os seus veículos elétricos", com o grupo Salvador Caetano - sob a marca Go.Charge - e com a Hyundai sob marca Hyundai Blue.

 

Ver comentários
Saber mais evio lince capital capital de risco mobilidade elétrica startup gestão de nergia saas carlos almeida vasco pereira coutinho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio