Notícia
Lince e Shilling carregam Cargofive com 1,8 milhões de euros
As duas capitais de risco nacionais lideraram a ronda de financiamento da startup portuguesa que desenvolveu um “software” que pretende revolucionar a indústria do transporte marítimo.
Há meia dúzia de anos, quando desenvolviam uma solução online para conectar carregadores e transitários marítimos, um conjunto de jovens empreendedores liderados por Sebastian Cazajus sinalizaram que mais de 95% dos agentes de carga geriam os seus processos operacionais e comerciais manualmente, usando folhas de Excel, ligações telefónicas e uma quantidade enorme de e-mails.
Vai daí, em março de 2018 fundaram a Cargofive, que desenvolveu um "software que pretende revolucionar a indústria do transporte marítimo".
Através deste software, os transitários marítimos - entidade responsável pelo transporte de carga desde o fornecedor até ao cliente – "conseguem comparar preços e vender capacidades de contentores em tempo real, de forma transparente e 100% online", garante a Cargofive, que acaba de anunciar que captou 1,8 milhões de euros numa ronda de investimento "seed".
A ronda foi liderada pela Lince Capital e a Shilling Capital Partners, duas sociedades de capital de risco portuguesas, tendo contado também com a participação de investidores individuais e fundos da União Europeia (PRR) como parte do projeto Nexus.
"Este investimento irá permitir à Cargofive melhorar o seu produto e expandir as suas operações na Europa. Para tal, a empresa prevê duplicar a equipa durante este ano, apostando principalmente em reforçar as áreas de vendas e marketing", avança a empresa, em comunicado.
A proposta de valor da empresa "baseia-se na otimização do processo de estabelecimento de preços por parte dos transitários, reduzindo custos e ineficiências", garantindo que "já trabalhou com cerca de 100 clientes em mais de 10 países", incluindo "líderes da indústria como a Romeu & Cia - parte do grupo logístico Grupo Romeu - e a IContainers (Agility)".
"O transporte marítimo de mercadorias é atualmente responsável por cerca de 90% do volume total de circulação de mercadorias em todo o mundo", começa por salientar Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital.
"No entanto, o setor ainda opera de forma muito tradicional e ineficiente, por isso a digitalização desta indústria é essencial para a economia global, e a Cargofive está muito bem posicionada para beneficiar deste movimento", afiança.
"Este financiamento permitir-nos-á continuar a inovar e melhorar o nosso produto, investir mais em marketing e vendas, duplicar o tamanho da nossa equipa e expandir as nossas operações na Europa e além", realça Sebastian Cazajus.