Outros sites Medialivre
Notícia

A cidade das patentes e das startups

O Porto é um motor de exportações. As exportações representam 3.000 milhões de euros com 2800 empresas exportadoras, sendo que, em metade, o peso das exportações na sua faturação que é superior a 70%.

16 de Julho de 2024 às 15:00
Ricardo Valente, vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto. José Reis/Movephoto
  • Partilhar artigo
  • ...
"A cidade do Porto é hoje a cidade das startups, sendo a cidade no país com o maior número de startups e com o maior número de patentes registadas. Graças à Universidade do Porto, ultrapassou Lisboa do ponto de vista do número de patentes registadas", sublinhou Ricardo Valente, vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto.

Mas o Porto é também um motor de exportação. As exportações representam 3.000 milhões de euros com 2800 empresas exportadoras, sendo que, em metade, o peso das exportações na sua faturação é superior a 70%. Hoje, as empresas exportam 20% do que produzem, quando em 2013 tinham um valor de exportação inferior a 4%, assegurou Ricardo Valente.

O Porto "é um exemplo na fixação de investimento, sobretudo estrangeiro, e gostaria que houvesse mais investimento nacional porque também há oportunidades para as empresas nacionais investirem na Zona Norte e, em particular, no Porto, tal como fazem muitas empresas estrangeiras", considerou Paulo Costa, responsável da Rede Empresas Norte do Santander, no encerramento da sessão. Salientou que o processo de internacionalização "é um processo que implica muita resiliência e coragem, sobretudo preparação e estruturação das nossas empresas, porque vontade por si só não é suficiente. É um processo complexo que exige planeamento e inovação".
Mais notícias