Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Microsoft em Lisboa é palco do maior evento de criadores de videojogos em Portugal

A Microsoft acolhe no sábado em Lisboa o maior evento alguma vez realizado em Portugal para criadores de videojogos, o Game Dev Camp, onde estarão 450 participantes de todos os sectores da indústria e mais de 75 projectos nacionais.

Jorge Paula/Correio da Manhã
11 de Setembro de 2015 às 17:53
  • ...

Segundo informação da Microsoft em Portugal, o evento, que realiza agora a sua segunda edição, "está, uma vez mais, esgotado" e conta com cerca de 450 participantes de estúdios, escolas, 'media' e 'youtubers', a nível nacional e internacional, e mais de 30 oradores, dos quais 40% são internacionais.

 

Criado em parceria com alguns dos mais relevantes estúdios nacionais, como o caso da B5 Studios, Bica Studios, Nerdmonkeys, Raindance LX, Upfall Studios, Indot, o evento volta a ser organizado pela Microsoft em conjunto com os seus parceiros, destacando-se também a Miniclip, uma das empresas mais conhecidas na área de jogos móveis para 'smartphones' a nível mundial e que tem o seu principal pólo de desenvolvimento em Portugal.

 

Segundo o historiador de videojogos Ivan Barroso, 37% da indústria portuguesa é auto-suficiente, de acordo com dados de 2014, sendo que em 2011 esse valor era bastante mais baixo, situando-se na ordem dos 7% (revela um estudo independente).

 

Além disso, cerca de 400 jogos foram já desenvolvidos em Portugal ao longo de cerca de 35 anos, segundo Ivan Barroso.

 

O dia de sábado vai ser composto por mais de 30 sessões diferentes, que serão também gravadas e disponibilizadas de forma gratuita a toda a comunidade, e ficará marcado pela presença de vários representantes de alguns dos 'colossos' da indústria a nível mundial, como a King, Funcom, Unity, Marmalade, YoyoGames e Gameloft.

 

De acordo com a informação da tecnológica, estarão ainda presentes "vários exemplos de profissionais portugueses que dão cartas no panorama internacional de videojogos", como o Rui Casais, presidente executivo da Funcom, Luís António, parte do projeto 'The Witness' e trabalhando no seu próprio jogo 'Twelve Minutes' a partir de S. Francisco, ou Pedro Macedo Camacho, responsável pela banda sonora de alguns dos mais conhecidos títulos internacionais, como o caso do 'Star Citizen'.

 

Entre os oradores está Agostino Simonetta, do programa ID@Xbox, que permite a criadores independentes de videojogos publicarem jogos tanto na consola 'Xbox One' como para o novo 'Windows 10', sendo de destacar que na semana passada foi lançado em Portugal o primeiro jogo aprovado ao abrigo deste programa, o 'Quest of Dungeons', da Upfall Studios.

 

O Game Dev Camp "é uma das provas da força do ecossistema nacional", sublinha a Microsoft, destacando que este "foi capaz de produzir, nos últimos três anos, mais jogos do que em todos os anos que antecederam esse período".

 

A Microsoft vai aproveitar a ocasião para anunciar a JUMP, uma iniciativa que "irá permitir acompanhar os projectos nacionais com mais potencial", dando-lhes "acesso às ferramentas gratuitas da empresa e serviços de 'cloud' [servidor virtual]", entre outras, e apresentar algumas das novas tecnologias potenciadas pelo 'Windows 10' e 'Xbox One'.

 

Estima-se que a indústria mundial de videojogos valha actualmente 91,5 mil milhões de dólares (cerca de 81 mil milhões de euros), um valor que deverá aumentar para 107 mil milhões de dólares (cerca de 95 mil milhões de euros) em 2017, segundo a Newzoo, uma empresa que se dedica à análise do mercado de videojogos, ou seja, mais 9,4%, e que torna esta indústria maior do que, por exemplo, a indústria do cinema.

 

As receitas estimadas do mercado dos jogos móveis deverão ultrapassar o mercado de jogos de consola já em 2015, segundo a mesma fonte.

 

Os dados da Video Games in Europe Consumer Study, da Ipsos Media CT and ISFE, indicam que 40% da população joga, um em quatro adultos joga pelo menos uma vez por semana e 34% dos consumidores jogam títulos 'online'.

Ver comentários
Saber mais Microsoft Game Dev Camp jogos video games
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio