Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mercado dos automóveis com internet valerá 39 mil milhões em 2018

A tecnologia está cada vez mais presente no mundo automóvel. Os veículos já vêm conectados à internet e dão para fazer quase tudo. Este mercado vai crescer exponencialmente nos próximos anos.

Miguel Baltazar/Negócios
03 de Julho de 2014 às 16:44
  • 1
  • ...

Um verdadeiro computador com rodas. É assim a visão dos veículos de futuro, ou para muitas fabricantes, já é uma realidade. Se em 2012 o mercado dos veículos automóveis com ligação à rede estava avaliado em 13 mil milhões de euros, esse valor vai subir para 39 mil milhões, em 2018.

 

De acordo com os dados da SBD e da GSMA (Groupe Special Mobile Association), citados pelo "Cinco Dias", o número de automóveis novos ligados à Internet multiplicar-se-á por sete, nos próximos cinco anos.

 

A consultora e a associação estimam que o mercado irá ser impulsionado pelo "eCall", a chamada automática que será feita nos veículos, em caso de acidente e que a União Europeia irá impôr a partir de 2015, refere a mesma fonte.

 

O fim das tarifas de rooming também poderá ajudar, uma vez que o custo dos dados será o mesmo, independemente da localização.

 

Actualmente, já cerca de 24 marcas de automóveis oferecem serviços de conectividade automóvel. Nos últimos congressos mundiais da mobilidade, que se realizam em Barcelona, foram várias as marcas que já mostraram as suas inovações.

 

Segundo a consultora IAB, o que tem dificultado a afirmação deste mercado é a sua fragmentação, uma vez que cada marca automóvel utiliza o seu sistema operativo, com especificidades concretas.

 

O preço também é algo de assinalar, uma vez que algims destes serviços apenas são gratuitos durante um tempo limitado.

 

Outro dos pontos levantados prende-se com a segurança. A empresa de "software" anti-pirataria, Kaspersky, alerta para os riscos de roubo de passwords e de acesso remoto do veículo e a sua localização.

 

Ver comentários
Saber mais veículos automóivel Internet ligação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio