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Lucro da Konica Minolta Portugal cai 17% em 2012
A Konica Minolta cresceu, pelo quarto ano consecutivo, em Portugal, em receitas, mas os lucros registaram um decréscimo de 17% no ano fiscal que terminou a 31 de Março, para os 6,2 milhões de euros.
As receitas da Konica Minolta, em Portugal, atingiram os 20,7 milhões de euros, o que representa um incremento de 0,5% face ao ano anterior.
O EBITDA, ou “cash flow” operacional, caiu 12,9%, no ano em análise, para os 1,1 milhões de euros. O EBIT caiu para os 844 mil euros, valor que compara com os 1,03 milhões de euros, do período homólogo que foi o melhor ano da empresa.
Vasco Falcão, director-geral da empresa em Portugal, explicou, num encontro com jornalistas, que este decréscimo tem a ver “com um forte investimento em pessoas, tanto em formação como no recrutamento”.
Nos últimos três anos, a Konica Minolta Portugal investiu na alteração do seu modelo de negócio, uma vez que o “mix” de venda mudou. Não descurando do produto, estamos a ver um crescimento maior da área de serviços”, que já pesa 51% do volume de vendas, referiu a mesma fonte.
O director-geral da subsidiária nacional da empresa nipónica referiu que a estratégia internacional de consolidação da companhia também está a ajudar a Konica Minolta Portugal a não cair, como acontece de uma forma geral no mercado.
Este desempenho da empresa, em Portugal, voltou a colocá-la no top 3 da Konica Minolta na Europa. “E isso dá-nos capital de confiança para podermos investir no País”, acrescentou Vasco Falcão.
Quanto a contratações, como já previsto, a empresa quer admitir mais 15 pessoas este ano, sendo que já contratou 8. "No ano passado admitimos 21 pessoas, somos agora 145 e vamos continuar a contratar", assegurou Vasco Falcão.
No ano fiscal de 2013, o objectivo da empresa é crescer cerca de 5%, em facturação, adiantou Nuno Soares, director financeiro da subsidiária nacional. “Há um conjunto de ferramentas que vão dar mais crescimento e chegar aos clientes de topo. Temos que criar e colocar equipamentos nas empresas, mas o crescimento será pela área dos serviços”, acrescentou.
A Konica Minolta foi desde sempre reconhecida pelas suas máquinas fotográficas, mas a estratégia da empresa passa agora pelos equipamentos de impressão e pelos serviços associados.