Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Google cria parceria com principais publishers europeus para promover jornalismo online

A Google e alguns dos principais editores de media europeus criaram uma aliança para promover a inovação no jornalismo online. El Pais, Financial Times, The Guardian, La Stampa ou o Die Zeit são algumas das publicações que assinaram esta parceria.

Reuters
28 de Abril de 2015 às 11:18
  • 1
  • ...

A gigante norte-americana Google, dona do maior portal de buscas, e alguns dos principais publishers europeus de notícias criaram uma aliança que tem como objectivo promover a inovação no jornalismo online. El Pais, Financial Times, The Guardian, La Stampa ou o alemão Die Zeit são algumas das publicações que assinaram esta parceria. Mas a Google quer alargar a iniciativa a outras entidades europeias do sector da comunicação social.

 

A Digital News Initiative (DNI), nome dado à parceira, pretende "oferecer suporte a um ecossistema de notícias sustentável e promover a inovação no jornalismo online através de uma colaboração contínua e de um diálogo entre os sectores da tecnologia e da produção de notícias", segundo um comunicado divulgado esta terça-feira, 28 de Abril, pela tenológica.

 

Esta parceria acontece depois de vários jornais europeus terem iniciado uma batalha contra o portal de buscas, devido aos direitos de autor. Em Espanha, por exemplo, a tecnológica fechou o Google News depois do país vizinho ter introduzido uma lei que a obrigaria a pagar pelos conteúdos.

 

A parceria irá focar-se em três áreas chave, entre as quais o desenvolvimento de produtos. Para tal, a Google e os publishers vão criar um grupo de trabalho na área de produtos "que permitirá um diálogo estreito e permanente com o objectivo de explorar o desenvolvimento de produtos que contribuam para aumentar receitas, o tráfego e o envolvimento com as audiências". Vídeo, aplicações, análise de dados, conteúdos pagos e o Google News são alguns dos produtos que vão estar em análise.

 

O apoio à inovação é outra das áreas chave. Neste campo, a Google irá apoiar e estimular a inovação no jornalismo digital ao longo dos próximos três anos através do investimento de 150 milhões de euros em projectos que apresentem novas abordagens para o jornalismo digital.

 

O último elemento chave passa pela formação e investigação. A tecnológica norte-americana pretende investir em novos recursos para formação e desenvolvimento das competências de jornalistas e das redacções na Europa, incluindo: equipas dedicadas baseadas em Paris, Hamburgo e Londres para trabalharem com redacções nas competências digitais; parcerias para formação com organizações de jornalismo e reforço dos recursos online e ferramentas para jornalistas.

 

A Googe vai ainda financiar investigação que possa contribuir para reforçar o panorama dos media. Inicialmente irá incluir um relatório alargado da Reuters Institute Digital sobre o consumo de notícias e o comportamento dos utilizadores na Europa cobrindo 20 países, bolsas para investigação académica na área do jornalismo computacional bem como a extensão à Europa do programa Google Journalis Fellowships.  

 

"A internet proporciona oportunidades enormes para a criação e distribuição do jornalismo de qualidade. Porém, há também questões legítimas sobre como podemos manter o jornalismo de qualidade na era digital", sublinha Carlo D’Asaro Biondo, presidente das Relações Estratégicas da Google na Europa.

 

Através da Digital News Initiative, "a Google irá trabalhar lado a lado com publishers de notícias e organizações de jornalismo para ajudar a desenvolver modelos mais sustentáveis para o sector da produção de notícias. Isto é apenas o início e lançamos o repto para que outras pessoas se juntem a nós", acrescenta.

 

Entre os parceiros fundadores da DNI contam-se o El Pais (Espanha), Unidad Editorial (Espanha), Grupo Vocento (Espanha),Grupo Godó (Espanha), Grupo 20minutos (Espanha), El Confidencial (Espanha), Les Echos (França), FAZ (Alemanha), The Financial Times (Reino Unidos), The Guardian (Reino Unido), NRC Media (Holanda), La Stampa (Itália) e o Die Zeit (Alemanha) juntamente com organizações europeias líderes na área do jornalismo incluindo o European Journalism Centre (EJC), Global Editors Network (GEN) e a International News Media Association (INMA).

Ver comentários
Saber mais Google El Pais Financial Times The Guardian media International News Media Association DNI Digital News Initiative
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio