Notícia
Empresa da Sonae escolhida para o desenvolvimento de cibersegurança na Europa
A S21sec foi escolhida para integrar um grupo que irá trabalhar com a Comissão Europeia para melhorar as políticas deste sector. Bruxelas vai investir 450 milhões neste programa.
A S21sec, empresa detida maioritariamente pela Sonae IM, foi escolhida para integrar um grupo que irá trabalhar com a Comissão Europeia (CE) "de forma a melhorar a política de cibersegurança no espaço europeu", salientou a sociedade da Maia, em comunicado.
O objectivo passa por "participar activamente no desenvolvimento das futuras directrizes de segurança da informação na Europa", segundo o mesmo documento.
Assim, a CE celebrou uma parceria público-privada com a Organização Europeia de Cibersegurança, que agrupa empresas do sector e da qual faz parte a S21sec.
A empresa cita estudos levados a cabo pela Comissão Europeia, que "revelam que cerca de 80% das empresas europeias registaram pelo menos um acidente em termos de cibersegurança no último ano, tendo o número de ocorrência aumentado cerca de 38% em 2015".
Bruxelas quer, por isso, reforçar a cooperação a nível transnacional para combater este problema e "desenvolveu uma nova iniciativa no âmbito da qual serão investidos cerca de 450 milhões de euros através do programa Horizonte 2020". Com a participação do sector privado, os investimentos podem ascender a 1.800 milhões até 2020.
"Neste projecto participarão de igual forma entidades públicas nacionais, regionais e locais, centros de investigação e universidades dos diferentes países, bem como dos países associados ao programa Horizonte 2020", salientou o mesmo comunicado.