Notícia
Apple corta preços do iPhone na China
Na loja oficial na China, os preços dos produtos da Apple sofreram uma redução de cerca de 6%.
A Apple reduziu os preços da maioria dos produtos na sua loja online na China em cerca de 6%. Na lista de dispositivos que viram o seu preço reduzido incluem-se iPhones, iPads, Macs e AirPods.
De acordo com o Caixin, citado pela CNBC, a medida foi uma resposta direta a uma alteração fiscal na China, que reduziu o IVA aplicado sobre os fabricantes como a Apple.
A redução também chega meses depois de a Apple ter culpado as vendas mais fracas do que o esperado na China, Taiwan e Hong Kong pela revisão em baixa das estimativas de receitas para o primeiro trimestre fiscal de 2019 em 5 a 9 mil milhões de dólares – de 89 a 93 mil milhões de dólares para 84 mil milhões de dólares.
Numa carta aos investidores, no início do ano, o CEO da Apple, Tim Cook, disse que a empresa não previu a escala da desaceleração económica da China, que foi exacerbada pelas tensões comerciais entre Washington e Pequim.
"Embora tenhamos antecipado alguns desafios nos principais mercados emergentes, não previmos a magnitude da desaceleração económica, particularmente na China", escreveu Cook. "Na verdade, a maior parte da diferença, ao nível das receitas, face ao nosso guidance, ocorreu na China, no iPhone, Mac e iPad".
A CNBC dá alguns exemplos da redução de preços: o iPhone XR, que custava 6.499 yuan, a 29 de março, teve um corte de 4,6% para 6.199 yuan. Já os modelos iPhone XS e iPhone XS Max tiveram uma redução de 500 yuan.
Já no início deste ano, os produtos da Apple haviam sofrido uma redução de preços em revendedores na China como a Tmall e a JD.com.